Jaguar e Land Rover testam sensor de ciclistas

HomeTecnologia

Jaguar e Land Rover testam sensor de ciclistas

No Bike Sense, vibrações no pedal, toque no ombro e aviso sonoro alertam motorista sobre presença de ciclista

Vibração no pedal e aviso sonoro estão entre as ações para avisar sobre a presença de ciclistas

Vibração no pedal, toque no ombro e aviso sonoro alertam presença de ciclista

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

As empresas automobilísticas estão cada vez mais preocupadas em desenvolver sistemas de segurança que evitam acidentes com ciclistas, cada vez mais presentes no trânsito urbano.

Depois da Mercedes-Benz anunciar um sistema que “vigia” os pontos cegos de caminhões e da Volvo equipar alguns modelos com um equipamento que detecta a presença de ciclistas à frente e alerta o motorista por meio de aviso luminoso no painel, a Jaguar e a Land Rover anunciaram o Bike Sense, um sistema de sensores que avisa o motorista da presença de ciclistas por meio de vibrações no pedal do acelerador e também por uma bolsa inflável que toca o ombro do motorista no lado em que está o ciclista/motociclista.

Bike Sense também avisa  sobre aproximação de pedestres e ciclistas pelos ângulos cegos do carro

Bike Sense também avisa sobre aproximação de pedestres e ciclistas pelos ângulos cegos do carro

Ao mesmo tempo em que o ciclista ou motociclista passa pelo carro, o sistema de som do automóvel reproduz avisos sonoros diferenciados: buzina para uma moto, sino se for uma bicicleta. Além disso, num cruzamento, o Bike Sense avisa o motorista da aproximação de pedestres e ciclistas pelos ângulos cegos do carro. O sistema detecta o ciclista e trava as portas para impedir que o motorista abra inadvertidamente e provoque um acidente.

O Bike Sense está em desenvolvimento no Centro de Pesquisas Avançadas do Reino Unido e não há previsão de chegada ao mercado.

VEJA O VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=_rw3Cia9WZ0″ width=”560″ height=”315″]