Capital britânica anuncia construção de mais duas superciclovias

HomeÚltimo KM

Capital britânica anuncia construção de mais duas superciclovias

Obras são parte do projeto de superciclovias iniciado em 2014

Desde 2010 o uso urbano das bicicletas é incentivado pelas autoridades

Desde 2010 o uso urbano das bicicletas é incentivado pelas autoridades

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O prefeito de Londres Boris Johnson anunciou no dia 28 de janeiro a construção de duas novas superciclovias na capital britânica. Os novos trechos vão ampliar as opções de deslocamentos no amplo sistema cicloviário implantado em 2014 e são parte do pacote de investimentos na mobilidade urbana de um bilhão de libras esterlinas (R$ 4 bilhões) anunciados em 2013.

Superciclovia Barclays

As chamadas “Superciclovias Barclays” formarão a maior rede de ciclovias segregadas da Europa

O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Departamento de Transporte de Londres, que vai avaliar as mudanças necessárias na estrutura viária existente. As obras devem começar em março de 2015 e, depois de pronto, Londres será a cidade europeia com a maior extensão de vias exclusivas para ciclistas, segregadas do trânsito.

A capital britânica já conta com quatro grandes superciclovias que operam há alguns anos e cruzam a cidade de leste para oeste e de sul para norte, com intersecção em Blackfriars. O sistema tem o apoio do banco Barclays e inclui o serviço de locação de bicicletas compartilhadas que foi implantado em 2010.

Com as novas superciclovias, a capacidade do sistema será de de até 3 mil viagens por hora. O site do sistema cicloviário é bastante completo e oferece muitas dicas de segurança do ciclista e vários mapas, além de sugestões de passeios e locais de compras.

Saiba mais em http://www.tfl.gov.uk/modes/cycling/

mapa-superciclovias-barclay