Specialized devora paralalelepídos com novo amortecimento na dianteira

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Specialized devora paralalelepídos com novo amortecimento na dianteira

Garfo com microssuspensão de até 4mm de curso deverá equipar os modelos de estrada e ciclocross

Garfo Specialized COBL GOBL-R CG-R

A tecnologia poderá ser aplicada em vários modelos da marca

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Specialized se prepara para lançar modelos de estrada com garfos dianteiros com amortecimento. A tecnologia COBL GOBL-R ou Cobble Gobbler (Devoradora de Paralelepípedos, em inglês), foi rebatizada de CG-R. Esse sistema de microssuspensão foi inicialmente aplicado nos canotes de selim dos modelos Roubaix S-Works em 2013.

Garfo Specialized COBL GOBL-R CG-R

Garfo garante amortecimento entre 2mm e 4mm de curso

A mesma tecnologia foi patenteada pela Specialized para garfos e deverá equipar os modelos Roubaix e Crux, além de bikes de ciclocross e bikes da linha Diverge. O criador do novo garfo é Christopher P. D’Aluisio, o mesmo profissional que patenteou, por exemplo, o reservatório de água aerodinâmico que equipa os modelos Shiv.

Garfo Specialized COBL GOBL-R CG-R

Detalhe do link entre o garfo e o suporte da pinça

O garfo com o sistema CG-R possui uma curva na extremidade inferior, próximo à gancheira, que amortece os impactos e vibrações do piso. O eixo dianteiro ganha um pequeno curso variável de 2mm a 4mm de amortecimento. Nas bikes com freios a disco, um pequeno link permite o movimento do suporte da pinça.

A tecnologia CG-R poderá no futuro próximo ser aplicada em outras partes da bike, como nos stays traseiros.