Britânico pedala para quebrar recorde de distância de 1939

HomeEventos

Britânico pedala para quebrar recorde de distância de 1939

Steven Abraham começou dia 1º de janeiro e planeja pedalar mais de 120.000km até 31 de dezembro

Steve Abraham

A jornada de Steven começa todos os dias às 5 da manhã

Do Bikemagazine
Fotos do arquivo pessoal do atleta

O britânico Steven Abraham iniciou no dia 1º de janeiro a busca de um recorde que já dura 75 anos. Até o dia 31 de dezembro de 2015, Abraham quer pedalar mais de 120.805km (75.065 milhas), marca estabelecida em 1939 pelo britânico Tommy Godwin.

Steven é ciclista acostumado a longas distâncias e aos 13 anos já havia pedalado suas primeiras 100 milhas (160 quilômetros). O atleta já disputou inúmeras provas do tipo Audax além de cinco edições da Paris-Brest-Paris, de 1.200km, e já completou o tradicional evento francês com bike de pinhão fixo, tandem e mountain bike.

Para esse desafio, Steven Abraham está usando uma Raleigh modelo Sojourn e conta com o apoio de uma equipe formada por amigos e voluntários.

Na estrada

Na estrada para quebrar um recorde que já dura 75 anos

Para superar a distância de Godwin, Steven planeja pedalar uma distância diária média de 330 quilômetros em roteiros pelo interior na Grã-Bretanha. Diariamente, a jornada do ultraciclista começa às 4 horas da manhã e, pontualmente, às 5 da madrugada, o ciclista cai na estrada para somar mais quilômetros.

“Durante todo o resto do ano vou começar a pedalar às 5 da manhã por estradas que conheço e por outras em que nunca passei. Vou regressar para casa à noite”, explica o determinado ciclista, que terá de pernoitar algumas noites na casa de amigos em eventuais pousos em outras cidades.

O projeto começou sem patrocínios, com todas as despesas por conta do atleta, que tirou um ano de licença do trabalho. “Eu acho que é melhor do que trabalhar todos os dias. Isso vai ser como umas férias para mim”, diverte-se.

A estimativa de gastos é de aproximadamente 20 mil libras, ou seja, o equivalente a R$ 80 mil. No site oficial do evento (http://oneyeartimetrial.org.uk) é possível fazer doações.

Steve Abraham

Steven vai pedalar em média 330km por dia

Centenas de pessoas já doaram fundos para o projeto. Parte da arrecadação será destinada a entidades beneficentes que cuidam de crianças com câncer. Além das doações, Steven tem recebido também ofertas de ciclistas que querem pedalar ao seu lado como companhia. “Nem sempre isso é possível, pois posso mudar meu roteiro planejado sem prévio aviso devido a condições climáticas e outros imprevistos”, explica.

Todo o projeto será monitorado pela UMCA (Ultra Marathon Cycling Association), que ficará atenta aos resultados do monitoramento via satélite que é publicado diariamente no perfil do Strava de Steven Abraham (www.strava.com/athletes/1419435). Para evitar trapaças, a entidade vai ficar de olho nos batimentos cardíacos de Steve, que são muito baixos.

Além de Abraham, existem outros dois ciclistas da UMCA que estão tentando o recorde de distância anual: William Pruett (categoria 18-49) e Kurt Searvogel (categoria 50-59) estão na luta pelo recorde e a tentativa pode ser acompanhada nesse link