Volta do Rio Grande do Sul: Roberto Pinheiro vence abertura

HomeCiclismo nacional

Volta do Rio Grande do Sul: Roberto Pinheiro vence abertura

Ciclista da equipe Funvic faturou sprint, com João Gaspar, da Movistar Ecuador em 2º e Jhoan Paez, da Seleção da Venezuela, em 3º

Pódio da 1ª etapa da Volta do Rio Grande do Sul

Pódio da 1ª etapa da Volta do Rio Grande do Sul Foto: Roberto Furtado

Fotos de divulgação: Roberto Furtado

Roberto Pinheiro, da equipe Funvic, de São José dos Campos, venceu nesta quarta-feira (8 de abril) a etapa de abertura da Volta do Rio Grande do Sul. A largada foi na cidade de Sapiranga e a chegada em Torres. O campeão completou o percurso de 199 quilômetros, relativamente plano, em 4h47min.

Dois ciclistas iniciaram a etapa com um forte ataque, chegando a abrir cerca de 2 minutos de vantagem sobre o grupo principal. Scott Amrbose, da equipe norte-americana Novo Nordisk, e Crister Jensen, da equatoriana Team Movistar/Equador, lideraram a prova por cerca de 80 quilômetros.

Na largada da primeira etapa Foto: Roberto Furtado

Na largada da primeira etapa Foto: Roberto Furtado

A primeira disputa de meta volante, no Km 63, foi vencida por Crister Jensen. Após a neutralização da primeira fuga, Adrian Alvarado, da Seleção do Chile, venceu a segunda disputa de meta volante (Km 99), enquanto Alex Arseno, da ECT/Taubaté, venceu a terceira e última meta (Km 140).

Com as pontuações acumuladas, o chileno Adrian Alvarado terminou a etapa vestindo a camiseta verde, como líder por pontos.

Pelotão no percurso da abertura da Volta do Rio Grande do Sul Foto: Roberto Furtado

Pelotão no percurso da abertura da Volta do Rio Grande do Sul Foto: Roberto Furtado

No sprint final, Roberto Pinheiro garantiu a primeira liderança da competição. João Gaspar, do Team Movistar Ecuador, terminou em segundo, e Jhoan Paez, da Seleção da Venezuela, completaram o pódio com o mesmo tempo do campeão.

Os ciclistas disputam a segunda etapa da competição nesta quinta (9), atravessando um percurso de 152 quilômetros entre as cidades de Torres e São Francisco de Paula, com três prêmios de montanha e uma meta volante.

A segunda edição da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, que integra a programação do América Tour, é classe 2.2 UCI. Além de 12 equipes nacionais, estão na disputa times do Uruguai, Paraguai, Equador, Noruega, Estados Unidos, Chile, México e Venezuela.

AS EQUIPES

Funvic Soul Cycle – São José dos Campos
Clube DataRo
ADF – Guarulhos
Avaí – FME Florianópolis – APGF
ECT – Equipe de Ciclismo de Taubaté
São Francisco Saúde – Ribeirão Preto
Green Piracicaba
Memorial – Santos
Seleção Gaúcha
Equipe Foccus
Apuana Team
Osasco/Penks
Seleção do Uruguai
Seleção do Paraguai
Team Ecuador
Team Ringeriks – Noruega
Team Novo Dornisk – Estados Unidos
Seleção do Chile
Seleção do México
Seleção da Venezuela

Veja mais no site oficial