MTN Qhubeka terá cinco africanos na equipe do Tour de France

HomeCompetiçõesTour de France

MTN Qhubeka terá cinco africanos na equipe do Tour de France

Três atletas da África do Sul e dois da Eritreia vão estar na disputa na primeira vez de uma equipe da África no Tour de France

Daniel Teklehaimanot foi o campeão de montanha da Criterium du Dauphine 2015 Foto:ASO

Daniel Teklehaimanot foi o campeão de montanha da Criterium du Dauphine 2015 Foto:ASO

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A equipe sul-africana MTN Qhubeka se prepara para fazer história no Tour de France. Pela primeira vez em 102 anos de competição, a corrida francesa vai receber uma equipe do continente africano. E mais: cinco atletas africanos estão confirmados na equipe, dois da Eritreia e três da África do Sul.

Merhawi Kudus e Daniel Teklehaimanot, aliás, serão os primeiros atletas da Eritreia a competir na mais importante prova do ciclismo mundial. Kudus tem 21 anos e provavelmente será o mais jovem no Tour de France. Já Teklehaimanot acaba de conquistar o prêmio de montanha da Criterium du Dauphine e garantiu a primeira camisa World Tour para a Qhubeka.

Os três sul-africanos confirmados são estreantes no Tour de France: Louis Meintjes, campeão africano; Jacques Janse van Rensburg, campeão sul-africano, e seu irmão Reinardt Janse Van Rensburg. Mas o time conta com alguns experientes, como o norueguês Edvald Boasson Hagen, que já disputou o Tour de France duas vezes, e o norte-americano Tyler Farrar, que competiu e venceu em três edições, que estão entre os confirmados.

A Qhubeka tem sede na África do Sul e já marcou seu nome na história como o primeiro time africano a disputar um Grand Tour quando, no ano passado, recebeu o convite para a Volta a Espanha. Antes, na clássica Milão-San Remo, foi a 1ª equipe africana a vencer uma corrida de um dia da agenda WorldTour, com o alemão Gerald Ciolek. Em 2015, é uma das quatro convidadas da organização do evento. Leia mais aqui

MTN Qhubeka no Tour de France
Edvald Boasson Hagen (Noruega)
Steve Cummings (Grã-Bretanha)
Tyler Farrar (EUA)
Jacques Janse van Rensburg (África do Sul)
Reinardt Janse Van Rensburg (África do Sul)
Merhawi Kudus (Eritreia)
Louis Meintjes (África do Sul)
Serge Pauwels (Bélgica)
Daniel Teklehaimanot (Eritreia)

Leia mais sobre o Tour de France no Bikemagazine