Bikes de Froome e Nairo passam por exame de doping mecânico

HomeCompetiçõesTour de France

Bikes de Froome e Nairo passam por exame de doping mecânico

Seis bicicletas foram vistoriadas após a 18ª etapa do Tour de France; UCI busca regularmente "motores escondidos" nas bikes desde a Vuelta do ano passado

Nairo Quintana e Chris Froome na largada da 18ª etapa Foto:Team Sky

Nairo Quintana e Chris Froome na largada da 18ª etapa Foto:Team Sky

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Seis bicicletas passaram pelo exame de doping mecânico, nesta quinta-feira (23 de julho), após a 18ª etapa do Tour de Frrance. E as bikes não foram escolhidas aleatoriamente. Os comissários da UCI examinaram os equipamentos de Chris Froome (Sky) e Nairo Quintana (Movistar), 1º e 2º colocados na geral (além de o colombiano estar com a camisa branca de melhor jovem).

Joaquim “Purito” Rodriguez (Katusha), camisa de bolinhas de líder de montanha, e Peter Sagan (Tinkoff-Saxo), camisa verde da liderança por pontos, também tiveram suas bicicletas vistoriadas, assim como as dos franceses Romain Bardet (AG2R), vencedor da etapa, e de Pierre Rolland (Europcar), que ficou em 2º.

A UCI tem feito vistorias nas bikes atrás de motores escondidos desde a Volta a Espanha do ano passado e os exames têm se tornado recorrentes nas provas de ciclismo. No Giro D’Itália, em maio, as inspeções ficaram mais frequentes, inclusive na bike do vencedor Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), e foram flagradas pela TV. Veja mais aqui

No início da temporada a União Ciclista Internacional (UCI) havia informado que os exames iriam ocorrer com regularidade e que o objetivo é investigar supostos motores ocultos. Nas inspeções são retirados selim e o eixo do movimento central para ter acesso ao interior do quadro.

No Tour de 2015, na 2ª etapa da competição passaram por exames minuciosos as bikes de Mark Cavendish (Etixx-QuickStep), Jean-Christophe Péraud (AG2R), Adriano Malori (Movistar), Marcel Sieber (Lotto Soudal) e Michael Rogers (Tinkoff-Saxo).

Leia mais: 
Motor elétrico em bike de estrada é realidade há dez anos
UCI checa bike de Hesjedal que girou sozinha após queda na Vuelta
Giro: vídeo mostra exame de doping mecânico na bike de Contador
O segredo dos super-rolamentos de Cancellara, Contador e cia