Grupo FSA eletrônico é flagrado no Tour de France

HomeBikes ProTour

Grupo FSA eletrônico é flagrado no Tour de France

Protótipo foi visto na bicicleta do campeão mundial Michal Kwiatkowski e deve estrear nas etapas nos Alpes, que encerram a competição; lançamento oficial será na Eurobike, em agosto

Protópico mostra que FSA entra na briga dos câmbios eletrônicos

Protótipo da FSA (Full Speed Ahead), que entra na briga dos câmbios eletrônicos

Marcos Adami / Do Bikemagazine
Fotos: reprodução

No segundo e último dia de descanso do pelotão do Tour de France, nesta terça-feira (21 de julho), o que chamou a atenção foi o protótipo do novo grupo eletrônico da FSA flagrado na bicicleta do campeão mundial, o polonês Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep).

O protótipo foi visto também em bikes das equipes Tinkoff-Saxo, Cofidis e Bora-Argon 18 e especula-se que nesta última semana do Tour, nas etapas de montanha nos Alpes, o componente será testado em competição pela primeira vez.

Detalhe do equipamento na bike de Kwiatkowski

Bike do campeão mundial Michal Kwiatkowski

Detalhe do  protótipo do novo grupo eletrônico da FSA

Detalhe do câmbio traseiro do novo grupo eletrônico

A FSA, tradicional fabricante de componentes, incluindo pedivela, entra na briga dos câmbios eletrônicos e é de se esperar que os guidões, mesas e os canotes da marca já saiam de fábrica com modelos prontos para receber o novo grupo. Na bike de Kwiatkowski a bateria e a central eletrônica vão embutidas no interior do canote.

O botão que comanda o câmbio traseiro fica logo atrás do manete de freio direito. Tocando na parte de cima as marchas sobem e um toque na parte de baixo do botão faz as marchas descerem. O sistema é chamado de “semi-wifi”, pois os dos trocadores são enviados via wifi para o câmbio dianteiro e de lá são transmitidos por fio para o câmbio traseiro.

O grupo eletrônico da FSA será apresentado oficialmente na Eurobike, a maior feira de bikes da Europa, na Alemanha, em agosto.

O Global Cycling Network fez um vídeo sobre a novidade. Confira:
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=aM9AdD0fGiY” width=”560″ height=”315″]