Tour de France: 2ª semana tem o Col du Tourmalet

HomeCompetiçõesTour de France

Tour de France: 2ª semana tem o Col du Tourmalet

Segunda semana da competição vai para as montanhas, com chegadas ao alto em locais com muita história e tradição; confira altimetria das etapas de terça a quinta nos Pirineus

Percurso da 12ª etapa do Tour de France Foto:ASO

Pelotão vai aos Pirineus, na divisa com a Espanha, na segunda semana do Tour Foto:ASO

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Neste feriado de 14 de julho, quando os franceses comemoram o Dia da Bastilha, o pelotão do Tour de France chega aos Pirineus, na divisa com a Espanha. Injusto afirmar que a competição começa agora depois de um início marcado pela polêmica em torno do uso de cocaína por Luca Paolini (Katusha), queda e abandono de dois líderes (Fabian Cancellara e Tony Martin) e muitas trocas da camisa amarela, que chega à segunda semana com Chris Froome (Sky).

Mas são nas alturas que os campeões se destacam e é para lá que as atenções estão concentradas.

Nesta terça-feira, na 10ª etapa da competição, um dia depois do descanso, chega a primeira final ao alto, na estação de esqui Le Pierre-Saint-Martin, após uma subida de 15,3 quilômetros a 7,4% de inclinação média. Veja altimetria:

Altimetria da 10ª etapa do Tour de France

Altimetria da 10ª etapa do Tour de France

Na quarta-feira (15 de julho), na 11ª etapa, dois pontos emblemáticos, o Col d’ Aspin e o Col du Tourmalet, tradicionais no percurso da prova francesa, voltam a desafiar o pelotão. O Tourmalet, presente no Tour desde 1910, está a 2.115 metros acima do nível do mar e guarda muitas histórias do ciclismo. A chegada, novamente ao alto, tem 6,4 quilômetros a 5% de inclinação média. Veja altimetria:

Altimetria da 11ª etapa do Tour de France

Altimetria da 11ª etapa do Tour de France

A 12ª etapa, na quinta-feira (16 de julho), será de 195 quilômetros entre Lannemezan e Plateau de Beille. Esta é a sexta vez que o Tour de France escala a subida de 15,8 quilômetros e, no passado, havia a lenda de que quem vencia ali vencia o Tour. Foi assim com Marco Pantani (1998), Lance Armstrong (2002 e 2004) e Alberto Contador (2007), mas Jelle Vanendert acabou com a “tradição” em 2011. Um terceiro dia difícil nos Pirineus. Veja altimetria:

Etapa ao Plateau de Beille, nos Pirineus

Etapa ao Plateau de Beille, nos Pirineus

E, depois das três duríssimas chegadas ao alto, a 13ª etapa, na sexta-feira (17 de julho) o Tour de France volta a dar oportunidade aos velocistas no percurso de 198 quilômetros de Muret a Rodez. Bom momento para os escaladores relaxarem pois, não demora nada, e os Alpes vão chegar.

Leia mais sobre o Tour de France no Bikemagazine

Confira também
Col du Tourmalet em vídeo da série The Col Collective
Indurain no Col du Tourmalet no Tour de 1993
Vídeo: Biker desce os 19km do Tourmalet com a bike empinada