Bike de estrada com freios a disco estreia no Eneco Tour

HomeTecnologia

Bike de estrada com freios a disco estreia no Eneco Tour

Equipe holandesa Roomport é a primeira a usar a novidade no pelotão World Tour

Roomport Foto:Davy Rietbergen/Cor Vos ©

Jesper Asselman exibe a novidade Foto:Davy Rietbergen/Cor Vos ©

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Começou bem a experiência de bikes com freios a disco no World Tour. Pela primeira vez uma corrida desse nível recebeu a autorização da UCI para testar bicicletas equipadas com discos. O holandês Jesper Asselman, da equipe holandesa Pro Continental Roompot, venceu três sprints intermediários do novo “Quilômetro de Ouro” e assumiu a liderança geral do Eneco Tour.

Conforme o Bikemagazine havia antecipado em abril, a UCI autorizou o uso dos freios a disco em alguns eventos do segundo semestre. Na segunda etapa do Eneco Tour (disputada nesta terça-feira, 11 de agosto), a equipe holandesa Roompot, que tem o apoio da Sram, foi a única a usar o componente. As demais equipes usaram freios tradicionais.

As bikes da Roompot estavam equipadas com os freios Sram Red 22 HydroR. A vitória foi do alemão Andre Greipel (Lotto-Soudal). Veja aqui

“O objetivo é introduzir os freios a disco a todos os níveis de ciclismo de estrada”, afirmou Yves Möri, da WFSGI (World Federation of the Sporting Goods Industry), entidade que representa os fabricantes e trabalha em conjunto com a UCI na implementação da nova tecnologia.

Os freios a disco podem vir a equipar todas as equipes profissionais em 2017. Entre os fabricantes de componentes de transmissão, apenas a norte-americana Sram e a japonesa Shimano oferecem freios a disco para bikes de estrada. Especula-se que o produto da italiana Campagnolo ainda estaria em fase de desenvolvimento e a empresa não teria condições nesse momento de fornecer o equipamento para as equipes que patrocina.

Nos meses de agosto e setembro estão programados novos eventos oficiais da UCI que vão testar bikes com freios a disco e em pelo menos duas corridas todo o pelotão vai usar os novos freios.