Tour do Rio: colombiano vence 3ª etapa e carioca UFF completa pódio

HomeCompetiçõesTour do Rio

Tour do Rio: colombiano vence 3ª etapa e carioca UFF completa pódio

Weimar Roldan, da equipe EPM-UNE, é o vencedor da 3ª etapa; Emerson Santos e Felipe Marques, da equipe carioca UFF, ficam em 2º e 3º

Weimar Roldan vence 3ª etapa, com Emerson Santos e Felipe Marques 2º e 3º Foto: Fernando Maia

Roldan vence 3ª etapa, com Emerson Santos e Felipe Marques 2º e 3º Foto:Fernando Maia

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A UFF, a equipe de ciclismo da Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ), que é o único time carioca na disputa do Tour do Rio, conquistou dois lugares no pódio da 3ª etapa, nesta sexta-feira (28 de agosto). O colombiano Weimar Roldan, da equipe EPM-UNE, foi o vencedor, com Emerson Santos e Felipe Marques, ambos da UFF, em 2º e 3º, respectivamente. Todos marcaram o mesmo tempo (3h58min51s) na etapa que percorreu 166 quilômetros, de Valença a Rio das Flores, com inéditos 80 quilômetros em solo mineiro, pelos municípios de Rio Preto e Juiz de Fora.

“Foi um começo muito duro,  mas consegui sair na fuga logo depois da primeira montanha, em torno do Km 14. Mantive o ritmo durante toda a prova e não fui mais alcançado pelo pelotão. No sprint final os dois atletas da UFF estavam marcando a mim e ao italiano (Mirko Tedeschi, da Southeast), mas imprimi ainda mais velocidade e arranquei para a vitória. Estou muito contente por ter vencido mais uma vez no Tour do Rio”, festejou o atleta, que está na disputa da prova pela terceira vez e venceu a etapa de Angra em 2013.

Emerson Santos estava ainda mais feliz, por sua superação. Há 10 meses o atleta sofreu um acidente de moto e fraturou o fêmur esquerdo em 11 lugares e a mão direita em três lugares. “O médico disse que eu nunca mais iria poder competir profissionalmente. Estar aqui hoje é muito emocionante. Desde Rio Preto, meu parceiro e eu arrancamos e nos defendemos bem”, contou.

No pelotão da 3ª etapa do Tour do Rio Foto: Fernando Maia

No pelotão da 3ª etapa do Tour do Rio Foto: Fernando Maia

Na classificação geral, o espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) manteve a liderança e a vantagem de 2min49s para Alex Diniz (Carrefour Funvic) e 2min50s para Raul Alarcon (W52-Quinta da Lixa), em 2º e 3º. Kleber Ramos (Carrefour Funvic) é o 4º, a 2min55s.

Neste sábado (29 de agosto), a 4ª etapa vai percorrer 153 quilômetros, de Valença a Teresópolis, na considerada “etapa rainha” da competição. A largada será às 12h e a previsão de chegada é 15h20, na BR 495-Petrópolis-Teresópolis Km 12.

Pódio da 3ª etapa do Tour do Rio

Pódio da 3ª etapa do Tour do Rio

Leia mais sobre o Tour do Rio no Bikemagazine

Resultados completos aqui