Tour do Rio: espanhol Veloso vence 2ª etapa e lidera; Alex Diniz é vice

HomeCompetiçõesTour do Rio

Tour do Rio: espanhol Veloso vence 2ª etapa e lidera; Alex Diniz é vice

Gustavo Veloso cruzou sozinho em Valença, com vantagem de 1min48s, e assume a liderança geral

Pelotão na 1ª etap do Tour do Rio Foto:Hudson Malta

Pelotão na 1ª etap do Tour do Rio Foto:Hudson Malta

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), bicampeão da Volta a Portugal, superou a polêmica penalização que recebeu na etapa de abertura do Tour do Rio e, nesta quinta-feira (27 de agosto), dominou a chegada em Valença. Agora no caminho certo, com 1min48s de vantagem, Veloso cruzou a meta sozinho. (Na 1ª etapa, o espanhol foi o 1º, mas perdeu a vitória por se confundir com o trajeto oficial da chegada.)

No pelotão perseguidor, Alex Diniz (Carrefour Funvic) foi o mais rápido no sprint e cruzou em 2º. O também espanhol Raul Alarcon, companheiro de equipe de Veloso, ficou em 3º. Kleber Ramos (Carrefour Funvic) foi o 4º e o português Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa) o 5º, todos com o mesmo tempo, a 1min48s.

“Foi uma prova muito dura. Mas hoje o trabalho da minha equipe foi fundamental para que eu chegasse a essa vitória. Sem dúvida dei um grande passo para a conquista do Tour. Já faz dois anos que venho batendo na trave (foi vice-campeão em 2013 e 2014) e quero mudar essa história”, disse Veloso. “O Sevilla estava na frente, mas a equipe dele não conseguiu acompanhá-lo, foi aí que meu time me ajudou a conseguir abrir um pouco. Nos 40km finais de prova arrisquei,  disparei e apostei que chegaria bem na frente. Felizmente deu certo, estratégia perfeita e alcançada”, completou.

Gustavo Veloso na vitória da 2ª etapa do Tour do Rio Foto:Tour do Rio

Gustavo Veloso na vitória da 2ª etapa do Tour do Rio Foto:Tour do Rio

Na classificação geral, Veloso lidera, com Diniz em 2º, a 2min49s, e Alarcon em 3º, a 2min50s. O então líder, o espanhol Oscar Sevilla (EPM-UNE), bicampeão da prova, chegou a mais de 3 minutos do vencedor, na 11ª colocação, e caiu para 7º, a 3min30s.

A 2ª etapa do Tour do Rio percorreu 175 quilômetros de Angra dos Reis a Valença, com a Serra de Lídice, que tem uma subida de categoria 2, no caminho. Nesta sexta-feira (28 de agosto), a 3ª etapa vai passar pela primeira vez na história da competição pelo estado de Minas Gerais. Serão 166 quilômetros, de Valença a Rio das Flores, com inéditos 80 quilômetros em solo mineiro, pelos municípios de Rio Preto e Juiz de Fora.

Resultados completos aqui

Leia mais sobre o Tour do Rio no Bikemagazine