Tour do Rio está mais “rompe pernas” na edição 2015

HomeCompetiçõesTour do Rio

Tour do Rio está mais “rompe pernas” na edição 2015

Novidades no percurso da competição, de 26 a 30 de agosto, trazem mais desafios para os escaladores

Percurso do Tour do Rio 2016

Percurso do Tour do Rio 2015

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Tour do Rio chega à sexta edição de volta ao formato cinco etapas, de 26 a 30 de agosto. No ano passado, a competição aumentou a disputa para seis etapas e percorreu 930 quilômetros. Em 2015, o trajeto volta a ter cerca de 800 quilômetros, mas com mais desafios pelo caminho, especialmente para os escaladores.

Depois da largada, no Rio de Janeiro, serão 158 quilômetros até Angra dos Reis e até aí nada de diferente. Mas, no dia seguinte, será a vez do “rompe pernas” começar, na etapa de 178 quilômetros até Valença, na Serra de Lídice, que tem uma subida de categoria 2. Vale lembrar que esta será a primeira vez que a cidade de Valença recebe uma chegada da competição.

Altimetria da 2ª etapa do Tour do Rio

Altimetria da 2ª etapa do Tour do Rio

Nesta edição, com 15 equipes e 90 atletas, o pelotão vai passar por 25 cidades. Entre praias, serras e planaltos, há inéditos 80 quilômetros em solo mineiro, pelos municípios de Rio Preto e Juiz de Fora, na 3ª etapa, de 166 quilômetros, entre Valença e Rio das Flores.

Já a 4ª etapa, de Valença a Teresópolis, com 153 quilômetros, será decisiva para a competição, que termina um dia depois, de volta ao Rio de Janeiro, mais precisamente na Quinta da Boa Vista, com 145 quilômetros.

Altimetria da 3ª etapa do Tour do Rio

Altimetria da 3ª etapa do Tour do Rio

Altimetria da 4ª etapa do Tour do Rio

Altimetria da 4ª etapa do Tour do Rio

“As etapas entre Valença e Rio das Flores e Valença e Teresópolis são muito fortes, com subidas bem inclinadas. O trecho Valença-Teresópolis pode definir o Tour do Rio deste ano”, analisa Rita Almeida, diretora esportiva da prova.

Na start list, o brasileiro Rafael Andriato é um dos destaques. Em sua 5ª vez na prova, já venceu 5 etapas do Tour do Rio e estará na disputa com a equipe italiana Southeast. Sobre as mudanças no percurso, o atleta acredita que será um “desafio ainda maior”. “Quase sempre a classificação geral era definida na primeira etapa e na etapa da serra de Teresópolis, mas este ano teremos mais uma etapa bastante difícil, no trecho entre Valença e Rio das Flores. O futuro vencedor do Tour do Rio precisará ter uma ótima regularidade”, afirma.

Vencedor de todas as etapas na categoria sub-23 no Tour do Rio de 2013, João Marcelo Gaspar, o Canibal, da equipe Funvic, está empolgado com as novidades no trajeto. “É bom dar uma mudada e o percurso parece mais seletivo. O trecho até Rio das Flores tem mais montanha, será uma etapa dura e que pode ser decisiva para a definição do campeão”, avalia.

Atual bicampeão, o espanhol Oscar Sevilla, que compete pela equipe colombiana EPM-UNE, também está confirmado na edição deste ano. “Minha expectativa é ganhar pela terceira vez o Tour do Rio. A mudança no trajeto é interessante para conhecermos novas estradas e cidades”, comentou.

AS EQUIPES
ESTRANGEIRAS
EPM-Une – Area Metropolitana – Colômbia
W52 – Quinta da Lixa – Portugal
Southeast ProCycling Team – Itália
Team Rwanda – Ruanda
Champion System Stans No Tubes – Estados Unidos
Seleção Nacional da Costa Rica – Costa Rica

NACIONAIS
Carrefour Funvic Soul Cycling Team – São José dos Campos
Equipe de Ciclismo de Taubaté – Taubaté
São Francisco Saúde – Ribeirão Preto
Memorial – Santos
Avaí – Florianópolis
Green Piracicaba – Piracicaba
Team Osasco – Osasco
Clube DataRo – Cascavel
Equipe UFF – Rio de Janeiro

Leia mais sobre o Tour do Rio no Bikemagazine

Visite o site oficial do evento