Tour do Rio: Kleber Ramos vence etapa rainha; João Gaspar é o 2º

HomeCompetiçõesTour do Rio

Tour do Rio: Kleber Ramos vence etapa rainha; João Gaspar é o 2º

Dos 85 atletas que largaram, 61 continuam na disputa após três duras etapas na região serrana do Rio

Kleber Ramos na chegada da 4ª etapa do Tour do Rio Foto: Fernando Maia

Kleber Ramos na chegada da 4ª etapa do Tour do Rio Foto: Fernando Maia

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Dos 85 atletas que largaram na 1ª etapa do Tour do Rio, na quarta-feira (26 de agosto), 61 ainda estão na disputa após três duras etapas na região serrana. Neste sábado (29 de agosto), a “etapa rainha” percorreu 140,5 quilômetros, entre Valença e Teresópolis, e dois brasileiros dividiram o pódio: Kleber Ramos (Carrefour Funvic) foi o vencedor, com o tempo de 3h33min35s; seu companheiro de equipe, João Marcelo Gaspar, foi o 2º, a 4 segundos. Esta foi a 1ª vitória brasileira na edição 2015 da corrida. O campeão espanhol Oscar Sevilla (EPM-Une) foi o 3º, a 5 segundos.

A vitória começou a se desenhar nos últimos quilômetros de prova, na subida da serra entre Itaipava e Teresópolis, quando os brasileiros partiram para o ataque e contaram com o apoio da equipe portuguesa W52-Quinta da Lixa para neutralizar o colombiano Rafael Infantino. Restando apenas 1km para a bandeirada, Kleber assumiu a ponta. “Estou muito feliz por ter vencido a etapa mais difícil do Tour. Só tenho a agradecer meus companheiros por terem me ajudado, sem o auxílio deles não teria conseguido.  Além disso, a equipe portuguesa foi fundamental na reta final nos ajudando a bloquear o ciclista da Colômbia. Vencer a etapa rainha é um grande prêmio”, destacou.

“A etapa de hoje se decidiu na montanha. Fomos felizes com a nossa estratégia e ajudamos bastante a nossa equipe. Poucos segundos no Tour do Rio, que é uma competição de altíssimo nível técnico, podem fazer toda a diferença”, completou João Gaspar, que segue com a camisa branca de bolinhas vermelhas de líder de montanha.

O espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) foi o 4º colocado, a 9 segundos, e manteve a camisa de líder da classificação geral. Com a vitória, Kleber Ramos, que era o 4º colocado, subiu para vice, a 2min36s, e seu colega de equipe, Alex Diniz, caiu para o 3º lugar, a 2min58s. “Minha intenção era manter a camisa amarela, então não precisávamos entrar na briga pela etapa. Eu e minha equipe trabalhamos bem, estamos satisfeitos. Só se acontecer algum azar para não ganharmos amanhã no Rio, mas o Tour só acaba na última linha de chegada e é isso que vamos tentar fazer” , comentou Veloso.

A etapa final, neste domingo, vai percorrer 145 quilômetros, de Teresópolis ao Rio de Janeiro. A previsão de chegada na Quinta da Boa Vista é 10h30.

Leia mais sobre o Tour do Rio no Bikemagazine

Confira resultados completos