Tour do Rio: Veloso cai, carrega a bike e confirma título de campeão

HomeCompetiçõesTour do Rio

Tour do Rio: Veloso cai, carrega a bike e confirma título de campeão

Equipe Southeast, de Rafael Andriato, dominou a última etapa; na classificação geral, Kleber Ramos e Alex Diniz ficaram em 2º e 3º

Veloso na chegada da última etapa do Tour do Rio Foto:Fernando Maia

Veloso na chegada da última etapa do Tour do Rio Foto:Fernando Maia

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O espanhol Gustavo Veloso, bicampeão da Volta a Portugal, confirmou seu favoritismo e conquistou, neste domingo (30 de agosto), o título de campeão do Tour do Rio. Depois de dois anos seguidos na segunda colocação, desta vez Veloso marcou seu lugar no topo. Mas com alguma dor. O ciclista cruzou a última etapa com a bicicleta no ombro e o lado esquerdo ralado. “Hoje está doendo, mas amanhã já estarei recuperado. Certamente estaria mais feliz se não tivesse me machucado, mas vencer o Tour do Rio é maravilhoso”, festejou o atleta da W52- Quinta da Lixa, de Portugal, que também garantiu o título geral de melhor equipe.

Na chegada da última etapa, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o espanhol estava no pelotão principal, mas, a 300 metros da linha, um atleta que estava na sua frente caiu. Veloso não teve como reagir e acabou no chão. “Eu estava me preparando para sprintar e não sei o que aconteceu com o atleta à minha frente, só sei que não tive tempo de reação. Estávamos muito velozes. Com a queda, minha bicicleta quebrou e não tinha mais como trocar a roda. A única alternativa era passar com ela no ombro. Pelo menos eu ter cruzado a linha de chegada andando deu tempo para os fotógrafos fazerem uma bela foto”, brincou.

A Quinta da Lixa, de Gustavo Veloso, na largada da 1ª etapa Foto:Tour do Rio

A Quinta da Lixa, de Gustavo Veloso, na largada da 1ª etapa Foto:Tour do Rio

A vitória de Veloso do Tour do Rio de 2015 começou a ser desenhada logo no início da disputa. O espanhol ganhou a etapa de abertura, mas por ter pedalado em trecho fora do demarcado por cones, perdeu o primeiro lugar justamente para seu adversário mais direto, o também espanhol Oscar Sevilla (EPM-UNE), que é bicampeão e estava em busca do tri. Mas, no segundo dia, não deu chance e abriu quase 2 minutos de vantagem entre Angra e Valença. Depois, foi só administrar e garantir o título.

Dois brasileiros, Kleber Ramos e Alex Diniz, completaram o pódio da geral, ambos da equipe Carrefour Funvic, de São José dos Campos, a 2min35s e 3min04s, respectivamente. “Fizemos uma bela estratégia de equipe e por isso ficamos com essas duas colocações. O saldo do Tour foi muito positivo e posso dizer que foi uma das competições de nível técnico mais alto de que participei nos últimos tempos”, disse Kleber Ramos.

Domínio da equipe Southeast na última etapa Foto: Gustavo Oliveira

Domínio da equipe Southeast na última etapa Foto: Gustavo Oliveira

Na última etapa, a equipe Southeast, do brasileiro Rafael Andriato, dominou. O italiano Andrea Dal Col foi o 1º, Liam Bertazzo o 2º e Andriato o 3º. “Sabíamos que levaríamos vantagem na prova por ser um tipo de percurso em que somos especialistas: descidas e alta velocidade. Fizemos um belo trabalho de equipe e uma chegada fantástica”, comemorou Andriato. Para Andrea Dal Col, de 23 anos, fica ainda a lembrança de sua primeira vitória como profissional. “Estava precisando para quebrar o gelo. Dedico esta vitória a minha equipe que trabalhou muito para que eu vencesse esta prova. Estou muito feliz com o resultado e principalmente com o calor desta torcida”, disse.

Dos 85 ciclistas que largaram, 54 terminaram a disputa.

Leia mais sobre o Tour do Rio no Bikemagazine

CLASSIFICAÇÃO GERAL
INDIVIDUAL
1 – Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) 18h41m45s
2 – Kleber Ramos (Carrefour/Funvic) a 2min35s
3 – Alex Diniz (Carrefour/Funvic) a 3min04s

EQUIPES
1 – W52/Quinta da Lixa – 56h11m44s
2 – EPM/UNE – a 12m42s
3 – Carrefour/Funvic – a 20m10s

PONTOS
1 – Weimar Roldan (EPM-UNE) 20 pontos
2 – Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa)  20 pontos
3 – Kleber Ramos (Carrefour/Funvic) 17 pontos

MONTANHA
João Marcelo Gaspar (Carrefour/Funvic)

SUB 23
Fernando Finkler/(Avaí/FME Florianólis APGF)

Confira todas as classificações aqui