Tour do Rio: Veloso vence, mas é punido e Sevilla é o líder

HomeCompetiçõesTour do Rio

Tour do Rio: Veloso vence, mas é punido e Sevilla é o líder

Gustavo Veloso cruzou em primeiro, mas foi punido por manobra irregular; Rafael Andriato ficou com a 3ª colocação, Kleber Ramos foi o 9º e Renato Ruiz o 10º

Apresentação da equipe EMP, de Oscar Sevilla Foto:Tour do Rio

Apresentação da equipe EMP, de Oscar Sevilla Foto:Tour do Rio

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A final da primeira etapa do Tour do Rio foi polêmica. O duelo de dois campeões da temporada, os espanhóis Oscar Sevilla (EPM-UNE) e Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), que escaparam no trecho final, terminou com a punição de Veloso por manobra irregular na chegada. O bicampeão da Volta a Portugal, então, perdeu a etapa para Sevilla, que acaba de se tornar tricampeão da Volta da Colômbia e veio ao Rio com o mesmo propósito.

O ciclista da equipe portuguesa foi punido por ter pedalado fora do trecho sinalizado por cone antes de entrar no traçado oficial da prova, um pouco antes do início da grade de proteção que levava ao pórtico da chegada. Com o “desvio”, Veloso passou Sevilla e venceu. O espanhol da EPM reclamou e os juízes concordaram que houve irregularidade.

“Foi uma etapa muito dura, como todos os outros anos e neste ainda tive um forte concorrente ao meu lado. O Veloso é meu amigo e fez uma bela prova, lamento por ele, mas normas são para ser cumpridas. Tem muita competição pela frente e tudo pode acontecer”, disse Sevilla. Já Veloso lamentou a perda da liderança, mas está otimista: “Às vezes acontece. Assim é o ciclismo e temos que cumprir o que é determinado. Melhor que não fui desclassificado e ainda tenho mais quatro dias para recuperar a liderança”, disse.

A Quinta da Lixa, de Gustavo Veloso, na largada da 1ª etapa Foto:Tour do Rio

A Quinta da Lixa, de Gustavo Veloso, na largada da 1ª etapa Foto:Tour do Rio

A 1ª etapa, de 158 quilômetros, do Rio de Janeiro a Angra dos Reis, contou com o brasileiro Rafael Andriato (Southeast) no pódio, em 3º lugar, a 51 segundos. Seu companheiro de equipe Liam Bertazzo, da Itália, foi o 4º colocado, seguido pelo colombiano Jaime Castaneda (EPM-UNE). No Top 10 aparecem ainda outros dois brasileiros, Kleber Ramos (Carrefour Funvic), na 9ª colocação, e Renato Ruiz (ECT) na 10ª, todos com o mesmo tempo.

Veloso, Sevilla e Andriato no pódio Foto:Tour do Rio

Veloso, Sevilla e Andriato no pódio Foto:Tour do Rio

Na classificação geral, Sevilla é o primeiro a vestir a camisa de líder, com vantagem de 4 segundos para Veloso. Andriato é o 3º, a 56 segundos, e João Marcelo Gaspar (Carrefour Funvic) o 4º, a 58 segundos. O português Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa) é o 5º, a 59 segundos.

Sevilla está ainda com a camisa por pontos e João Gaspar conquistou a camisa de montanha. Fernando Finkler, da equipe Avaí, é o líder na categoria Juventude.

A 2ª etapa, nesta quinta-feira (27 de agosto) vai percorrer 178 quilômetros de Angra dos Reis a Valença, e passar na Serra de Lídice, que tem uma subida de categoria 2. Vale lembrar que esta será a primeira vez que a cidade de Valença recebe uma chegada da competição.

TOP 10 DA 1ª ETAPA
1 – Oscar Sevilla EPM Tigo Une Área Metropolitana 3h41’58”
2 – Gustavo Veloso W52 – Quinta da Lixa m.t.
3 – Rafael Andriato Southeast +51″
4 – Liam Bertazzo Southeast +51″
5 – Jaime Castañeda EPM Tigo Une Área Metropolitana +51″
6 – Robigzon Oyola EPM Tigo Une Área Metropolitana +51″
7 – Samuel Caldeira W52 – Quinta da Lixa +51″
8 – Rui Vinhas W52 – Quinta da Lixa +52″
9 – Kleber Ramos Carrefour Funvic Soul Cycling Team +52″
10 – Renato Ruiz Cycling Team Taubaté +52″

Confira todos os resultados

Leia mais sobre o Tour do Rio no Bikemagazine