Urubici (SC) recebe etapa internacional do Brasil Enduro Series

HomeMais competiçõesEnduro

Urubici (SC) recebe etapa internacional do Brasil Enduro Series

Confira a programação das disputas neste final de semana na cidade catarinense

Bikers em Urubici Foto: Jonatha Jünge / Shimano BES

Bikers em Urubici Foto: Jonatha Jünge / Shimano BES

Foto de divulgação

O município de Urubici, em Santa Catarina (SC), tem cerca de 11 mil habitantes e é conhecido pelas baixas temperaturas, visuais deslumbrantes e a prática do turismo de aventura, Mas, entre quinta-feira (20) e domingo (23), pilotos de diversas regiões do País, além de argentinos, chilenos e paraguaios, participam do Brasil Enduro Series. A prova será válida pela segunda de três etapas do Montenbaik Enduro Latam Series 2015, circuito latino-americano de Enduro MTB.

Os melhores pilotos brasileiros estarão em Urubici defendendo a hegemonia do País na competição. Nomes como Thiago Boaretto, Nataniel Giacomozzi, Diego Knob, Guilherme Renke e Andre Bretas tentarão manter o título da prova no País. Estarão entre os desafiantes alguns dos principais atletas do esporte no continente, como os chilenos Pedro Ferreira e Maurício Acuña, e o argentino Jeremias Maio.

Será o segundo ano que Urubici sedia uma das etapas da competição nacional. Em 2014, o catarinense Nataniel Giacomozzi garantiu o título “em casa” e se credenciou como principal candidato ao campeonato, decidido meses depois em Campos do Jordão. Com a realização da etapa internacional, o BES terá dois dias a mais de atividades do que o comum, com uma data a mais para reconhecimento de pista e outra para tomadas de tempos oficiais, os chamados estágios cronometrados, ou especiais.

“Só corri uma vez nesse padrão das provas internacionais e realmente foi bem cansativo. É importante estar muito bem preparado fisicamente e psicologicamente. O físico porque são quatro dias de competição, com mais de cinco horas diárias em cima da bike. E psicológico porque precisa estudar as linhas e gravar todas as pistas. São mais de 50 km de trilhas, que é importante saber quando pode acelerar e as linhas a escolher”, avalia Nataniel.

Na atual temporada, Thiago Boaretto lidera o Brasil Enduro Series depois da vitória na abertura em Nova Lima (MG). Leandro Mattioli é o segundo e Nataniel o terceiro. No Montenbaik Enduro Latam Series 2015, o chileno Pedro Ferreira é o líder após vencer a etapa inaugural em Cerro Catedral, Argentina, seguido pelos seus compatriotas Gustavo Ortiz Vasquez e Francisco Martínez Ferrari. Nataniel ocupa a 18ª colocação no ranking latino-americano e Boaretto é o 26º. Enquanto o BES terá encerramento nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Itaipava (RJ), a decisão do Latam Series será em Pucón, Chile, entre 26 e 29 de novembro.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-Feira – 21 de agosto
9h às 17h – Reconhecimento Prova Especial Dia 2
14h30 – Secretaria aberta para retirada dos Kits das categorias open
19h – Reunião de pilotos

Sábado – 22 de agosto – Dia 1
7h30 – Check in
8h – Saída do primeiro atleta
9h30 – Treinos livres das categorias open

Domingo – 23 de agosto – Dia 2
7h30* – Check in
8h – Saída do primeiro atleta
17h – Premiação

*Saída das categorias open junto com as demais

Mais informações no site do evento