Fim de ano: como aproveitar as festas sem prejudicar os treinos

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Fim de ano: como aproveitar as festas sem prejudicar os treinos

Confira dicas do técnico Cadu Polazzo para aproveitar o período do Natal e Ano Novo

Como treinar e sobreviver ao período das festas de fim de ano? Veja as dicas

Como treinar no período das festas de fim de ano? Veja as dicas

Fotos de divulgação

Depois de uma temporada com diferentes competições de alto nível físico e técnico, finalmente é chegada a hora de atletas amadores e profissionais descansarem merecidamente dos campeonatos e provas que participaram no decorrer de 2015. Mas e os treinos? Como aproveitar as festas e descansar das disputas de alto nível sem perder o preparo físico conquistado com muito suor durante o ano? Qual é o segredo de chegar preparado no início da próxima temporada?

Cadu Polazzo – treinador da Seleção Brasileira de Mountain Bike e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo – dá algumas dicas. Confira:

Confira as dicas do técnico Cadu Polazzo Foto: Álvaro Perazzoli/Agência Laborazoli

Confira as dicas do técnico Cadu Polazzo Foto: Álvaro Perazzoli/Agência Laborazoli

Perfil de cada atleta
“Antes de pensarmos nas dicas é importante destacar que existem dois perfis diferentes que são mais comuns entre os atletas. O primeiro normalmente é o profissional, que segue treinando mesmo nas datas próximas de Natal e Ano Novo e até se dedica mais aos treinos por ter mais tempo livre. O segundo normalmente é o amador, que para nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro, e prefere usar o período para descansar ou aproveitar as férias e a família. Isso é o mais comum”.

 Excessos e pouco sono. O que fazer no dia?
“Alimentos pesados e noites mal dormidas podem afetar diretamente no ritmo do atleta durante o treino. A minha sugestão é moderação. Evite exageros. Porém, se tiver exagerado assim mesmo, quando voltar aos treinamentos não adianta ser afobado ou ter pressa em querer se recuperar. Comece com uma carga leve e aos poucos suba o nível. Dessa maneira o atleta evita desgastes maiores mais pra frente”.

É preciso acordar cedo no dia seguinte?
“A recomendação é tomar cuidado com o dia seguinte às festas de fim de ano. Normalmente nesse período o atleta dormiu menos e comeu mais do que o normal. A minha sugestão é deixar para acordar um pouco mais tarde e hidratar-se bastante. O ideal é começar a se hidratar de duas a quatro horas antes do treinamento”.

Evite a pausa total
“A pausa total não é a mais indicada nas férias. Porém, se mesmo assim optar por ela, é importante ter a consciência de retomar os treinos devagar para evitar lesões. Para fazer um comparativo, se uma pessoa para por 14 dias, ela pode levar até 1 mês para retomar o ritmo que estava”.

Para descansar não precisa ficar parado…
“Aproveite as férias para fazer uma atividade diferente e alivie o stress dos treinamentos. Caminhada, corrida, voleibol, natação são esportes que podem ajudar a manter a forma física e ainda divertir o atleta no período de descanso”.

… mas é muito importante
“Esse período é fundamental para recarregar as energias, ver os familiares e festejar o ano que passou. Acho que todos devem participar, desde que seja com moderação. O importante é a atenção com a alimentação, buscar atividades prazerosas para tirar o stress e voltar aos poucos – num ritmo leve e seguro – para garantir o melhor resultado”.

Cadu Polazzo é preparador físico e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Atualmente é o técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike e é o treinador de diversos atletas da Elite brasileira do MTB.