Segundo o bicampeão do Tour, suas bikes foram desmontadas pelo menos "uma dúzia de vezes"

Froome posa com ciclistas que vão estar na disputa da prova Herald Sun Tour Foto: Sky
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Chris Froome (Sky) estreia a temporada nesta semana, na competição Herald Sun Tour, de 3 a 7 de fevereiro, na Austrália. Para Froome, o ano de 2016 terá dois objetivos: o tricampeonato do Tour de France e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Froome retorna às competições após longo período, desde que abandonou a Volta a Espanha após uma queda. “São quase cinco meses desde minha última prova, portanto, nem sei o que esperar”, disse o ciclista à imprensa australiana.
“A minha preparação está indo bem, passei uns dias em Adelaide com alguns dos ciclistas que estavam no Tour Down Under”, contou, citando entre suas companhias o sprintista australiano Caleb Ewan (Orica-GreenEdge), um dos mais promissores da nova geração, e que faturou duas vitórias na competição. “Esta semana será um bom teste para ver como estou e, também, para ver alguns de meus adversários e os novatos.”
Peter Kennaugh, que venceu no domingo a disputa da prova Cadel Evans Great Ocean Road Race, além de Sebastián Henao, Salvatore Puccio, Luke Rowe e Ian Boswell estarão com Froome na disputa.
A prova Herald Sun Tour terá 16 equipes, sendo três do World Tour (Sky, Trek-Segafredo e Orica-GreenEdge), além das Pro continentais Drapac, UnitedHealthcare, Novo Nordisk, Nippo-Vini Fantini, One Pro Cycling e os times continentais.
Com tanta polêmica envolvendo a descoberta do motor escondido na bike no Mundial de Ciclocross (leia mais aqui), é claro que Froome teve de falar sobre o assunto. Segundo ele, suas bikes foram desmontadas e vistoriadas pelo menos “umas 12 vezes” no último ano. “Nos últimos anos os rumores sobre o doping eletrônico aumentaram e a UCI levou o assunto a sério.”
“Tudo o que posso fazer é esperar e torcer para que as autoridades implementem mais e mais controles, aleatórios em todo o ciclismo, no World Tour sim, mas também no mountain bike. É o único caminho a seguir”, completou.
LEIA TAMBÉM
Chris Froome reconhece percurso olímpico: “Vai ser duro”
Imagina sair pra pedalar e dar de cara com o Chris Froome?