Mais um? Após queda, roda gira sozinha em prova na Espanha

HomeCompetiçõesCiclismo

Mais um? Após queda, roda gira sozinha em prova na Espanha

Depois da confirmação de que os tais motores escondidos nas bikes realmente existem, qualquer movimento diferente provoca suspeita

Cena do vídeo que mostra queda de Izaguirre na Volta Valenciana

Cena do vídeo que mostra queda de Jon Izaguirre na Volta Valenciana

Do Bikemagazine
Foto: reprodução

A confirmação de que o doping mecânico é real tem provocado muita polêmica e gerado desconfiança. Depois do motor descoberto na bike de ciclocross da atleta belga Femke Van den Driessche (leia reportagem aqui), qualquer movimento diferente desperta suspeita.

Na semana passada, na disputa da etapa de abertura da Volta a la Comunidad Valenciana, na Espanha, uma cena se repetiu para os fãs que acompanham a polêmica: Jon Izaguirre (Movistar) descia em alta velocidade quando, numa curva, derrapou, caiu e foi amparado pela barreira de segurança da estrada; mas a roda de sua bike continuou em movimento, em rotação elevada, conforme registrado em vídeo. Havia ali um motorzinho?

Para alguns, o movimento de Izaguirre, que travou imediatamente a roda, reforçou a suspeita de que o ciclista estaria tentando disfarçar alguma irregularidade.

Muitos se lembraram da cena da bicicleta do canadense Ryder Hesjedal com a roda girando como um pião após a queda, na 7ª etapa da Volta a Espanha de 2014, quando o tema do bike doping começou a ganhar mais importância. Na ocasião houve a séria desconfiança de que havia ali algum mistério a ser esclarecido. A UCI enviou seus comissários para checar todas as bicicletas Cervélo da equipe Garmin-Sharp, mas nada foi encontrado.

VEJA AQUI
UCI checa bike de Hesjedal que girou sozinha após queda na Vuelta

No caso de Izaguirre, com base nas imagens da televisão, o jornal italiano Gazzetta dello Sport chegou a sugerir que a bicicleta parecia mesmo estar sendo movimentada por um motor.

Confira a cena em vídeo
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=4UQ69zozQYY” width=”560″ height=”315″]

LEIA MAIS
Era tudo verdade: como a UCI encontrou o motor escondido
UCI encontra motor escondido em bike no Mundial de Ciclocross
Motor elétrico em bike de estrada é realidade há dez anos

CASO CANCELLARA
Em 2010 o  suíço Fabian Cancellara – medalhista de ouro na crono e de prata na estrada nos Jogos Olímpicos de Pequim e tetracampeão do mundo de contrarrelógio individual – envolveu-se em uma polêmica parecida. A denúncia de que estava usando uma bicicleta com motor embutido foi publicada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport. Nas imagens da RAI feitas durante a Paris-Roubaix e o Tour de Flandres daquele ano é possível ver o atleta acionar um botão na bike e aumentar repentinamente a velocidade. Veja aqui