Segunda temporada do AVA Project conta com novo integrante

HomeCompetiçõesMountain bike

Segunda temporada do AVA Project conta com novo integrante

O mineiro Jefferson Batista vai ocupar a vaga de Wolfgang Soares, que passou para a equipe Caloi, no projeto de incentivo ao esporte comandado por Henrique Avancini

AVA Project, criado por Avancini, entra em sua segunda temporada Foto: Hudson Malta

AVA Project, criado por Avancini, entra em sua segunda temporada Foto: Hudson Malta

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O AVA Project, criado pelo atleta Henrique Avancini, atual campeão brasileiro e pan-americano de MTB, confirmou sua segunda temporada e a chegada de um novo integrante. Na temporada 2016, o projeto que tem como objetivo desenvolver atletas com potencial de alto rendimento, entra em cena o mineiro Jefferson Batista, de 19 anos. “O Jeff é um diamante bruto. Estamos muito animados em tê-lo no projeto e será interessante acompanhar a evolução dele como atleta ao longo da temporada”, diz Avancini.

Com a saída de Wolfgang Soares – medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de MTB Maratona 2015 e top 3 na Brasil Ride 2015 ao lado de Avancini – que foi contratado pelo time Caloi Elite Team, o escolhido para ocupar a vaga veio da cidade de Mariana e terá a companhia de João Firmeza, que estará em seu segundo ano no projeto.

“Fico feliz em poder ter um atleta com tanto potencial vindo da cidade de Mariana. Acredito que ele possa levar um pouquinho de alegria no futuro pra uma cidade que passa por momentos delicados”, continua Avancini. “O Firmeza é um atleta que já entende bem os deveres de um profissional e tem enorme potencial físico. Ele está passando pelo processo evolutivo com paciência e de forma eficaz. Com o tempo ele estará pronto para ser um bom atleta de elite”, completa.

Avancini com Wolfgang Soares, que vai para a equipe Caloi

Avancini com Wolfgang Soares, que vai para a equipe Caloi

“A criação do AVA Project foi um grande desafio desde o começo. Não trabalhamos em cima de resultados na pista, mas sim voltados para o amadurecimento do atleta como piloto e profissional de uma forma mais abrangente”, afirma Avancini. “O Wolf é o retrato perfeito do que nós buscamos com o projeto. Capacitar e evoluir atletas para que eles possam seguir uma carreira como profissionais capacitados para atender o mercado da bicicleta. O Wolf deixa o projeto com maturidade em vários aspectos que são necessários para alguém que deseja seguir uma carreira profissional”, continua.

“É sempre difícil convencer as pessoas da importância de capacitar atletas ao invés de apoiar e ajudar atletas que vençam corridas. Eu acredito que vencer corridas não é o mais difícil, mas estar pronto para vencer como um todo é uma tarefa bem mais complicada”, completa Avancini, que conta com o apoio da Barbedo Sports e da Cannondale, que atuam como os principais incentivadores, além da Crank Brothers, Fizik, Continental e Spiuk.

A equipe conta com um staff fixo composto por mecânico (Renato Almeida), fisioterapeuta (Carolina Avancini) e gerente (Ruy Avancini). Além destes, ainda possui parcerias, como orientação e auxílio de mídia, preparação fisiológica (HE Treinamento Esportivo) e suporte nutricional (Rafael Brasília). “Manter os mesmos parceiros num momento complicado só mostra que estamos fazendo um bom trabalho e também que são marcas preocupadas com o desenvolvimento e melhoria da modalidade”, destaca Ruy Avancini.