Cape Epic: Dupla favorita vence, Avancini e Fumic chegam em 5º

HomeCompetiçõesCape Epic

Cape Epic: Dupla favorita vence, Avancini e Fumic chegam em 5º

Em etapa marcada pelo vento Karl Platt e Urs Huber faturam; Fumic fura e dupla com Avancini está a 1min58s dos líderes; na Máster, o brasileiro Abraão Azevedo começa com vitória

Karls Platt e Urs Huber na descida Spykers Hill Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics

Karls Platt e Urs Huber na descida Spykers Hill Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A dupla tetracampeã Karl Platt e Urs Huber confirmou o favoritismo e venceu o prólogo da Cape Epic neste domingo (13 de março), na África do Sul. Num dia de bastante vento, o alemão e o suíço da equipe Bulls completaram o percurso de 26km, em Merendal, em 1h04min34s. Na segunda colocação, a 1min02s, ficou a dupla formada pelo alemão Nicola Rohrback e pelo suíço Matthias Pfrommer (Centurioun Vaude).

Manuel Fumic e Henrique Avancini no prólogo Foto: Sportzpics

Manuel Fumic e Henrique Avancini no prólogo Foto: Sportzpics

O brasileiro Henrique Avancini, que disputa pela primeira vez a prova em parceria com o alemão Miguel Fumic (Cannondale), fez uma boa prova e chegou a liderar até o primeiro ponto de cronometragem, mas Fumic teve um pneu furado e a dupla acabou em quinto lugar, a 1min58s de Platt/Huber.

O suíço Werner Brunner teve problemas com a bike no prólogo Foto: Mark Sampson/Cape Epic/Sportzpics

O suíço Werner Brunner teve problemas com a bike Foto: Mark Sampson/Cape Epic/Sportzpics

Além dos 700 metros de ascensão total e uma longa descida técnica, os competidores tiveram que enfrentar muito vento na parte alta do percurso. “Nunca venci um prólogo. Começar bem assim me faz feliz. As condições estavam bem duras, com um vento lateral muito forte lá no topo. Não havia como se proteger. Ter um desempenho tão bom assim é a melhor maneira de começar. Estou confiante em nossa forma física e entusiasmado com a semana que vem pela frente”, disse Platt.

O brasileiro Abraão Azevedo que faz dupla com o belga Bart Brenjens (CST Superior Brentjens) venceram na categoria Masters com 1h12min48s e abriram vantagem de 59min04s sobre os sul-africanos Adrian Enthoven e Nic White (White Inc).

Dos 23 brasileiros que iniciaram a competição, 19 permanecem na corrida. As duplas mistas David Klabin/Paola Carvalho (Galt Capital-Assos Brasil) e Paulo Freitas Ribeiro/Carla Lavigne (Assos Brasil) não completaram a etapa.

Alistair Haigh-Smith e Simon Little no percurso do prólogo Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics

Alistair Haigh-Smith e Simon Little no percurso do prólogo Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics

Entre as mulheres da categoria principal, a vitória foi da dupla formada pela sul-africana Robyn de Groot e sua parceira sueca Jennie Stenerhag (Ascendis Health) em 1h27min35s. A dupla Ariane Kleinhans e Annika Langvad (Spur-Specialized) ficou em segundo. “Para ser honesta, eu nem sabia que tínhamos feito um tempo fantástico, nós apenas pedalamos do nosso jeito”, disse De Groot.

Altimetria da 1ª etapa

Altimetria da 1ª etapa

Como é tradição na Cape-Epic, a primeira etapa – disputada nessa segunda-feira em Saronsberg – será bastante dura. Serão 108km com e 2.300m de ascensão e a maior parte da quilometragem será em terreno pedregoso.

RESULTADO MEN
1 Karl Platt – Urs Huber – 1h04min34s
2 Nicola Rohrbach – Matthias Pfrommer – a 1min02s
3 Samuel Porro – Damiano Ferraro – a 1min10s
4 Gert Heyns – James Reid – a 1min34s
5 Henrique Avancini – Manuel Fumic – a 1min58s

RESULTADO MASTERS
1 Abraão Azevedo – Bart Brenjens – 1h12min48s
2 Adrian Enthoven – Nic White – a 59s04
3 John Van De Wouw – Maikel Govaarts – a 2min14s3
4 Damien Jones – Brade Clarke – a 2min45s5
5 Tomi Misser – Pablo Gomez Victorero – a 3min19s

Mais informações e resultados completos no site www.cape-epic.com