Tour de SC: colombiano da equipe de Guarulhos é o campeão

HomeCompetiçõesCiclismo nacional

Tour de SC: colombiano da equipe de Guarulhos é o campeão

Ramiro Rincón dominou subida da Serra do Rio do Rastro, cruzou a linha de chegada com vantagem de quase 5 minutos e faturou ainda os títulos de meta volante e de montanha

Ramiro Rincón é o campeão do Tour de Santa Catarina 2016

Ramiro Rincón é o campeão do Tour de Santa Catarina 2016

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O colombiano Ramiro Rincón, da equipe Pro Cyling Team ADF, de Guarulhos, conquistou o título de campeão da 25ª edição do Tour de Santa Catarina, que terminou neste domingo (24) com o percurso de 90 quilômetros entre Nova Veneza e Bom Jardim da Serra. A prova passou por 15 municípios em cinco etapas e percorrer 633 quilômetros.

Além do troféu geral, Ramiro, que participou da competição pela primeira vez, levou também para casa os troféus de campeão de meta volante e de montanha. Em segundo lugar na classificação geral ficou Gilberto de Veigas Góes, do Avaí/Florianópolis,  que venceu duas etapas e que até a penúltima, no sábado, liderava a competição.

Gabriel Machado da Silva, do Clube Dataro de Ciclismo, fechou sua participação em terceiro lugar. Por equipe, no entanto, o Avaí/Florianópolis ficou com o titulo de campeão geral, seguido do Clube Dataro de Ciclismo, de Curitiba, em segundo, e Memorial/Santos/Fupes em terceiro lugar.

A última etapa neste domingo foi caracterizada por sol forte, vento e emoção na serra do Rio do Rastro, com 1.421 metros de altitude. O pelotão escapado, formado por oito ciclistas, inclusive Ramiro Rincón e Gilberto Góes, chegou junto até o início da Serra do Rio do Rastro.

Mas Rincon tomou a dianteira e não perdeu mais a liderança, cruzando a linha de chegada com 2h46min33s, quase cinco minutos à frente do segundo colocado, Alan Maniezzo, da equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto.

“Estou encantado com esta competição. Eu não conhecia a Serra do Rio do Rastro e afirmo que ela já é considerada por mim a sétima maravilha do mundo”, disse o campeão, que disse estar “tranquilo” durante a etapa. “Minha estratégia deu certo. Estou muito feliz em poder participar de uma competição tão importante no Brasil”, finalizou.

João Carlos Andrade, Presidente da Federação Catarinense de Ciclismo considerou a competição positiva: “Deu tudo certo, não houve acidentes entre os atletas, as equipe gostaram das etapas, enfim, saiu tudo dentro do planejado. E fico feliz em poder organizar mais uma vez um evento que está entre os mais importantes do nosso país”, destacou.

Mais informações no site www.ciclismosc.com.br