Brasileiro de MTB: Avancini e Raiza Goulão são os campeões de 2016

HomeCompetiçõesMountain bike

Brasileiro de MTB: Avancini e Raiza Goulão são os campeões de 2016

Atuais campeões, que vão representar o MTB do Brasil nos Jogos Rio 2016, defenderam seus títulos em Juiz de Fora (MG); Rubens Valeriano, também da seleção, foi o 2º colocado

Avancini conquista o título pela 12ª vez Foto: Thiago Lemos/CBC

Avancini conquista o título pela 12ª vez Foto: Thiago Lemos/CBC

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini (Cannondale) e Raiza Goulão (Specialized) defenderam seus títulos e vão para os Jogos Rio 2016 como campeões brasileiros de MTB XCO. As provas foram disputadas neste domingo (17 de julho) em Juiz de Fora (MG).

Avancini é o campeão brasileiro pela 12ª vez. Na Elite masculina, que encerrou a maratona de provas do final de semana, o mineiro Rubens Donizete, que também estará na seleção brasileira de MTB nos Jogos Olímpicos, foi vice. O 3º lugar ficou com Sherman Trezza em terceiro. Na sequência chegaram Luiz Henrique Cocuzzi, Daniel Grossi e Guilherme Muller.

Avancini, Rubens Valeriano e Sherman Trezza fizeram uma prova bastante agressiva, sendo definida após a quarta volta com uma forte aceleração de Avancini, que ficou com o título após completar o percurso em 1h27min29s, pouco mais de um minuto à frente dos adversários. “É uma vitória muito importante na véspera dos Jogos Olímpicos. Estava um pouco cansado da bateria de provas que realizei na Europa nos últimos meses, mas sabia que dava pra lutar pelo título”, contou o vencedor.

“Fiz uma prova cautelosa e acabei partindo com tudo na quarta volta, foi onde consegui me destacar e seguir forte até a chegada. Quero agradecer o apoio de todos”, completou.

Raiza Goulão comemora o bicampeonato Foto: Thiago Lemos/CBC

Raiza Goulão comemora o bicampeonato Foto: Thiago Lemos/CBC

Na elite feminina, Raiza Goulão, recém chegada ao país após um período de dois meses na Europa, acelerou muito, liderando a prova de ponta a ponta e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 1h26min09. Suplente de Raiza na Rio2016, Isabella Lacerda (LM Bike/Sense/Shimano) ficou com o segundo lugar, encerrando o percurso em 1h31min49. Letícia Soares (Bike Podium) ficou com o bronze, fechando em 1h34min52.

“Larguei com a responsabilidade de defender o título por ser a atual campeã. Assim busquei desde o início imprimir um ritmo forte e aos poucos fui abrindo vantagem para consegui conquistar o bicampeonato. Chegar à Rio2016 com a camisa de campeã nacional vai me motivar ainda mais na busca por um excelente resultado para meu país.  Estarei lutando muito para representar o Brasil da melhor forma possível na Olimpíada”, contou Raiza, que embarca para o Canadá nos próximos dias, onde disputa mais uma etapa da Copa do Mundo de MTB como preparação final para os Jogos em agosto.

Na sub23, entre os homens o título ficou com Bruno Lemes, seguido por Edson Rezende Junior em 2º lugar e Celso Mello em 3º. Entre as mulheres, Karen Olimpio (Isapa/Oggi) sagrou-se campeã, com Larissa da Silva em 2º e Danielle de Moraes em 3º.

A nova geração também fez bonito e mostrou que o MTB brasileiro tem um futuro muito bem encaminhado. Na Júnior Masculino, Mario Santos (LM/Sense Team MTB) faturou o ouro enquanto Anna Flávia Evald ficou com o título na Junior Feminina. André Aikawa e Bruna Saalfeld venceram na Juvenil. Na Infanto-Juvenil, Igor Rafael ficou em primeiro no Masculino e Luiza Cocuzzi venceu no Feminino.

Entre os mais experientes, Fernanda Letícia ficou com o título da Master Feminina e João Lucas Bonaldo ficou com a Taça na Sub30. Geraldo Rodrigues ganhou a Master A1 e Marconi Soares (Miroir Esporte Clube) cruzou em primeiro lugar na Master A2. Silvio Amorim (Cemil/Beba Saúde, Beba Cemil) foi o primeiro colocado na Master B1 e Abraão Azevedo (Miroir Esporte Clube) venceu na Master B2. Na Master C1 e C2, os vencedores foram Eduardo Ramires (Oggi Bikes) e Dilermano Melo (Fórmula Bike/Feber Piscina), respectivamente. Na categoria veteranos o campeão de 2016 foi Hermes Santana (Papaleguas).