Grupo eletrônico FSA é visto mais uma vez no Tour de France

HomeTecnologiaBikes ProTour

Grupo eletrônico FSA é visto mais uma vez no Tour de France

Protótipo revelado no ano passado foi testado por três equipes nesta edição do Tour

Detalhes do FSA

Detalhes do esperado grupo de transmissão da marca FSA

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O esperado grupo de transmissão da marca FSA fez mais uma aparição no Tour de France. Desta vez o equipamento foi visto na quarta-feira (20 de julho) nas bicicletas de Cyril Lemoine (Cofidis) e de Bryan Coquard (Direct Energie) durante a 17ª etapa. Nesta quinta-feira, 21 de julho, o equipamento foi usado por Shane Archbold (Bora-Argon) na  cronoescalada da 18ª etapa.

Em 2015, o Bikemagazine noticiou o uso de um primeiro protótipo pelo polonês Michal Kwiatkowski, na época campeão mundial e integrante da equipe Etixx-QuickStep (Leia mais).

O nome do grupo ainda é mantido em sigilo e tudo indica que o protótipo está em fase de finalização. Um dos diferenciais do FSA em relação aos Shimano, Campagnolo e Sram é que o câmbio traseiro e o dianteiro não têm bateria própria e são conectados por fio até a bateria, que fica alojada no interior do quadro.

Os botões que comandam as trocas de marchas ficam na lateral dos manetes de freio. O lado direito comanda o câmbio traseiro e o manete esquerdo o câmbio dianteiro.

Confira vídeo
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=7dhNHjbKRTA” width=”560″ height=”315″]