Rio 2016: como chegar ao local das provas de mountain bike em Deodoro

HomeCompetiçõesMountain bike

Rio 2016: como chegar ao local das provas de mountain bike em Deodoro

Complexo Esportivo de Deodoro vai receber as disputas do cross country olímpico nos dias 20 e 21 de agosto

Circuito do MTB em Deodoro Foto: Alex ferro/Rio 2016

No circuito do MTB em Deodoro Foto: Alex Ferro/Rio 2016

Marcos Adami / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

As provas de mountain bike nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão nos dias 20 e 21 de agosto no Centro de Mountain Bike do Parque Radical de Deodoro.  A prova feminina será no sábado e a dos homens no domingo, ambas com largada às 12h30 e com premiação prevista para as 14h30.

Serão sete voltas para os homens e seis para as mulheres. Com um total de 30 atletas do feminino e 50 do masculino, o Brasil será representado por Raiza Goulão, Henrique Avancini e Rubens Donizete, este último disputa sua terceira Olimpíada consecutiva.

Mapa do circuito

Mapa do circuito

O local é uma imensa área militar situada na Zona Norte da cidade a cerca de 42km de Copacabana. Além da pista de mountain bike cross country, o Complexo Esportivo de Deodoro conta com também com o Centro Olímpico de BMX, Centro Olímpico de Hóquei, Estádio de Canoagem Slalom e a Arena da Juventude, que vão receber provas de hipismo, tiro esportivo, rugby, basquete, canoagem slalom e pentatlo moderno.

O Comitê Organizador dos Jogos recomenda que os espectadores usem o transporte público para chegar ao local da competição, já que não há lugar para estacionar no Centro de Mountain Bike e nem no entorno e o acesso a carros particulares é vetado.

Atletas na disputa do evento-teste do MTB em Deodoro Foto: Alex Ferro/Rio 2016

Atletas na disputa do evento-teste do MTB em Deodoro Foto: Alex Ferro/Rio 2016

O Parque Olímpico de Deodoro tem uma área de mais de 5 mil metros de extensão e espaço para  25 mil espectadores e infraestrutura completa com sanitários, fraldário, posto médico, praça de alimentação, loja Rio-2016 e até um sanitário para cães (!).

O público terá uma ampla área para assistir a corrida, com caminhos demarcados e pontos de travessia da pista para os espectadores. O circuito foi dividido em vários setores e os trechos ganharam nomes sugestivos como Praia do Coqueiro, Pico da Bandeira, Pedras do Rio, Pegadas, Duplo Choque, Rio 40º, Túnel, Túnel Duplo e Selva de Pedra.

mapa-2

COMO CHEGAR
A melhor maneira de acesso é por trem, que terá serviço especial saindo da Estação Central do Brasil. Da estação Central são cerca de 60 minutos até a região de Deodoro e há duas maneiras de ir de trem. Uma é pelo ramal Santa Cruz e descer na Estação Vila Militar e caminhar 580 metros (8 minutos) até o Parque Olímpico de Deodoro. A outra maneira é pegar o trem que vai pelo Ramal Japeri, descer na Estação Ricardo de Albuquerque e caminhar um quilômetro (14 minutos).

Há também o serviço especial de ônibus BRT Transolímpica (somente para quem tiver Cartão RioCard Jogos Rio 2016 (descer na estação de Magalhães Bastos para o Centro de Hipismo e Parque Olímpico de Deodoro). Para chegar ao Parque Radical haverá a linha Circular Olímpico.

Da Zona Sul: Integração do metrô com trem na estação Central até estação Magalhães Bastos (para Centro Olímpico de Hipismo e Parque Olímpico de Deodoro) ou Ricardo Albuquerque (para o Parque Radical de Deodoro).
Da Zona Norte: Trem na estação Central até estação Magalhães Bastos (para Centro Olímpico de Hipismo e Parque Olímpico de Deodoro) ou Ricardo Albuquerque (para o Parque Radical de Deodoro).
Da Barra: Linha especial BRT Vila Militar- Recreio até estação BRT Magalhães Bastos (somente para quem tiver Cartão RioCard Jogos Rio 2016) ou BRT Transcarioca até a estação Madureira-Manaceia e integração com o trem até Magalhães Bastos ou Ricardo de Albuquerque.
Da Zona Oeste: Trem na estação Central até estação Magalhães Bastos (para Centro Olímpico de Hipismo e Parque Olímpico de Deodoro) ou Ricardo Albuquerque (para o Parque Radical de Deodoro).
Aeroporto Santos Dumont: Pegar o VLT até a estação de metrô Cinelândia. Integração com metrô até estação Central do Brasil e integração com trem até estação Magalhães Bastos ou Ricardo de Albuquerque.
Rodoviária: Linha Troncal 4 (São Conrado- Rodoviária) até estação Central do Brasil e integração com trem até estação Magalhães Bastos ou Ricardo de Albuquerque.
Aeroporto Internacional: BRT Transcarioca até a estação Madureira-Manaceia e integração com trem até estação Magalhães Bastos ou Ricardo de Albuquerque.

INGRESSOS
Os ingressos para a prova masculina do domingo já estão esgotados, mas ainda há tempo de comprar para a prova feminina. O ingresso custa R$ 40 e pode ser adquirido neste link
SAIBA MAIS:
https://smsprio2016-a.akamaihd.net/sport/GiE04E/rio2016_guia_espectador_%20jo_ciclismo_mountain_bike_pt.pdf

https://cartaojogos.riocard.com/#/institucional/mapa
http://www.cidadeolimpica.rio/locais-de-competicao/pista-de-mountain-bike/
http://visit.rio/que_fazer/cartao-dos-jogos-rio-2016/
http://www.riocard.com/jogosrio2016
http://visit.rio/