Brasileiro de Marathon será neste final de semana no Rio de Janeiro

HomeCompetiçõesMais competições

Brasileiro de Marathon será neste final de semana no Rio de Janeiro

A cidade de São Fidelis, na região de Campos dos Goytacazes, recebe a disputa neste domingo

O campeão de 2015 Halysson Ferreira na disputa Foto: Márcia Cristina/Aldeia

O campeão de 2015 Halysson Ferreira na disputa Foto: Márcia Cristina/Aldeia

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Campeonato Brasileiro de MTB Marathon será neste final de semana em São Fidelis, no Rio de Janeiro, na região de Campos dos Goytacazes. Serão dois percursos, um de 78 quilômetros, para as 11 categorias oficiais, e outro reduzido, de 43 quilômetros, para amadores.

A competição soma pontos importantes no ranking nacional de MTB.  Os atuais campeões da categoria elite são Halysson Ferreira e Viviane Favery. Leia sobre a competição de 2015 aqui

O público também poderá saber mais da modalidade no Bike Park que será montado em frente à Igreja Matriz da cidade, local também escolhido para a largada da prova, às 9h de domingo (28). O congresso técnico será no sábado (27), às 18h30, no Auditório do Colégio Estadual de São Fidélis (Praça Teixeira Soares, 20, centro).

Entre os sete ciclistas Shimano já confirmados – Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB), Érick Bruske (Specialized Racing BR), Sherman Trezza e Wolfgang Soares (ambos Caloi Elite Team), José Gabriel Marques e Sofia Subtil (ambos Audax/Shimano) -, o catarinense Pscheidt é quem tem maior experiência na competição, tendo conquistado em 2013 o título após quatro vice-campeonatos em anos anteriores.

“Este ano me dediquei integralmente aos treinamentos para as provas de Cross Country Olímpico (XCO), por conta da vaga na Rio 2016. Tenho a noção de que posso ter certa dificuldade de acompanhar os atletas especialistas em Maratona MTB, por isso devo ser mais conservador e tentar algum resultado entre os três melhores”, destaca Pscheidt, que obteve bom desempenho em provas de longa distância neste ano, como o Festival Brasil Ride Botucatu e o Warm Up Santa Catarina da Brasil Ride.

Uma das mais jovens entre os seis ciclistas confirmados, Sofia Subtil reconhece que o desafio fluminense não será nada fácil. “Vai ser uma prova muito dura. Pedalar por 80 km com uma altimetria de quase 3.000 metros não é nada fácil. Sabendo de tudo isso, estar no pódio para mim seria um excelente resultado. Estou animada, porque consegui fazer uma boa preparação com meu treinador Cadu Polazzo e vamos ver como será o andamento da competição”, avalia Sofia.

Categorias oficiais
Masculino
Elite: 19 a 29 anos ou critério técnico
Sub 30: 23 a 29 anos
Master 30-34
Master 35-39
Master 40-44
Master 45-49
Master 50-54
Master 55-59
Veterano: acima de 60 anos

Feminino
Elite: 19 a 29 anos ou critério técnico
Master 30+: acima de 30 anos