Rio 2016: Anna van der Breggen é ouro; Flávia Oliveira é 7ª

HomeCompetiçõesRio 2016

Rio 2016: Anna van der Breggen é ouro; Flávia Oliveira é 7ª

Brasileira, carioca, Flávia Oliveira conquista resultado histórico para o ciclismo brasileiro ao ficar no Top 10 do ciclismo de estrada olímpico

Anna van der Breggen conquista o ouro nos Jogos Rio 2016

Anna van der Breggen conquista o ouro nos Jogos Rio 2016

Dani Prandi/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Mais uma prova emocionante do ciclismo olímpico. Neste domingo (7 d agosto), a holandesa Anna van der Breggen faturou a medalha de ouro da prova de estrada de 136,9 quilômetros depois de uma chegada muito disputada na Praia de Copacabana. Emma Johansson (Suécia) e Elisa Longo Borghini (Itália) ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, depois de alcançarem a norte-americana Mara Abbott, que perdeu o pódio nos últimos 400 metros.

Largada na Praia de Copacabana

Largada na Praia de Copacabana

Flávia Oliveira comemora o resultado histórico na chegada

Flávia Oliveira comemora o resultado histórico na chegada

A prova marcou, ainda, uma conquista histórica para o Brasil. A carioca Flávia Oliveira conquistou o 7º lugar, um feito sem precedentes para o ciclismo nacional feminino. Flávia Oliveira se manteve firme no forte ritmo do circuito da Vista Chinesa e cruzou a 20 segundos da vencedora, com o mesmo tempo da britânica Elizabeth Armitstead, atual campeã mundial, e da polonesa Kasia Niewiadoma, que foram a 5ª e 6ª colocadas.

Mara Abbott, bicampeã do Giro D’Itália feminino, foi uma das que mais trabalhou para escapar do pelotão durante a subida final, de 9 quilômetros, mas não teve pernas para ir até o fim. Foi um final, aliás, semelhante ao do ciclismo masculino, quando o polonês rafal Majka foi superado nos trecho final. Leia mais aqui

A holandesa Annamiek van Vleuten deu um susto ao cair de maneira espetacular na descida final, gerando muita preocupação. Mas um comunicado à imprensa informou que ela estava bem, consciente e havia sido levada a um hospital para exames.

Clemilda Fernandes chora ao finalizar a prova

Clemilda Fernandes chora ao finalizar a prova

A brasileira Clemilda Fernandes, que foi uma das últimas a cruzar a meta, recebeu o carinho dos fãs e não escondeu a emoção.

TOP 10
1 Anna van der Breggen (Holanda) 3:51:27
2 Emma Johansson (Suécia) m.t.
3 Elisa Longo Borghini (Itália) m.t.
4 Mara Abbott (EUA) 0:00:04
5 Elizabeth Armitstead (Grã-Bretanha) 0:00:20
6 Kasia Niewiadoma (Polônia) m.t.
7 Flavia Oliveira (Brasil) m.t.
8 Jolanda Neff (Suíça) m.t.
9 Marianne Vos (Holanda) 0:01:14
10 Ashleigh Moolman-Pasio (África do Sul) m.t.

BIKEMAGAZINE NOS JOGOS RIO 2016
Confira todas as nossas reportagens