Definidos os títulos do Brasileiro de Pista da categoria Júnior

HomeCompetições

Definidos os títulos do Brasileiro de Pista da categoria Júnior

Provas foram realizadas no Velódromo de Maringá, no Paraná; confira os resultados

Competição no velódromo de Maringá (PR)

Competição no velódromo de Maringá (PR)

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / Luis Claudio Antunes/CBC

O Velódromo de Maringá (PR) recebeu as competições do Campeonato Brasileiro de Pista Junior. A sexta-feira (2 de setembro) foi movimentada já que, com previsão de chuva para o fim de semana, a programação foi antecipada para finalizar neste sábado. Mais de 200 ciclistas, entre 12 a 18 anos, participaram das disputas.

Melhores momentos do primeiro dia
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=0vfgjBKpImc” width=”560″ height=”315″]

 

Na abertura das disputas, na quarta-feira (31 de agosto), o destaque do dia foram justamente os novos talentos do Clube Maringaense de Ciclismo, que somou 8 medalhas. A jovem Amanda Kunkel, que no domingo (28) sagrou-se campeã da prova de resistência de Estrada na categoria Juvenil, voltou a brilhar e faturou mais dois ouros, um na prova de 500m contrarrelógio e outro na prova de velocidade por equipes, onde contou com a ajuda da colega Bruna Lenartowicz, que havia ficado em terceiro lugar na prova de contrarrelógio.

Também subiram no lugar mais alto do pódio representando o Clube Maringaense de Ciclismo a jovem Carolina Nascimento, primeira colocada na categoria Junior da prova de 500m contrarrelógio, e os atletas Arthur Rosendo, Pedro Rossi e Pedro Milani, vencedores da categoria Juvenil na prova de velocidade por equipes. Os dois Pedros também ajudaram os colegas Bruno Galvão e Gustavo Martinelli a conquistarem a medalha de bronze (5min19s141) na categoria Junior na perseguição por equipes. Bruno e Gustavo também levaram para casa um segundo bronze, dessa vez na categoria Junior na prova de velocidade por equipes, que contou ainda com a participação de Bruno Iembo. Na categoria Infanto Juvenil, Vitória Batista foi vice-campeã nos 500m contrarrelógio.

Quem também levantou o público nas arquibancadas foi a Equipe Bike Point/FME Criciúma que venceu por detalhes a disputa eletrizante da prova de Perseguição por equipes. O time de Santa Catarina, formado por Dalton Silva, Kelvin Mendes, Matheus Braz e Vinícius dos Santos fechou o percurso em 5min04s242, enquanto o time U.C.I Iracemápolis, formada por Brendo Santos, Gabriel Alexandre, Guilherme de Oliveira e Marcos Vinícius dos Santos, acabou ficando com a prata com 5min13s709.

O dia terminou com os jovens pedalando forte na etapa classificatória para as provas de velocidade individual e também realizando as primeiras provas da omnium, prova mais complexa do programa, com seis corridas.

Disputa do Brasileiro de Pista Júnior reuniu 200 ciclistas

Disputa do Brasileiro de Pista Júnior reuniu 200 ciclistas

Segundo dia
No segundo dia de provas, 12 títulos nacionais foram distribuídos com provas individuais. A prova de perseguição individual abriu o programa de competições com muita disputa pelo menor tempo. Na categoria Infantojuvenil, Julia Constantino, de apenas 14 anos, que defende a equipe Clube Ciclístico Araponguense, ficou com a medalha de ouro fazendo 3min25s779 para completar o percurso de 2.000 metros. Maria Maciel (Clube Ciclístico Araponguense) ficou com a prata (3min33s092) e Vitória Rita (Prefeitura Municipal de Rolândia) levou o bronze (3min21s838). Mostrando muito talento, Julia ainda voltou ao lugar mais alto do pódio na prova Keirin, comemorando o seu segundo ouro. Vitória Batista terminou na segunda colocação e Vitória Rita levou o bronze.

Melhores momentos
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=htFyTfzlphA” width=”560″ height=”315″]

 
Nas demais provas da perseguição individual, Giovana Montanino (Avulsa) comemorou o título na Juvenil feminino, Nicolle Wendy (Ciclo Clube Romeo) na Junior feminino, Brehon Junior (Clube Ciclístico Araponguense) na Infantojuvenil masculino, Pedro Rossi (Clube Maringaense de Ciclismo) na Juvenil masculino e Ricardo Dalamaria (GF Assessoria Esportiva) na Junior masculino. “Vencer competindo em casa tem um gostinho especial. Receber o carinho da torcida local e da família é muito importante para dar o combustivel final durante as provas”, declarou Pedro Rossi.

Na prova Keirin, Marcella Pereira (Memorial/Santos) levou a melhor na categoria Juvenil feminino e Carolina Barbosa (Clube Maringaense de Ciclismo) na Junior feminino. Já na prova dos 500m contrarrelógio da Juvenil masculino o campeão foi Vinicius Guimarães (Associação Ciclística Deportiva), enquanto Matheus de Oliveira (Liga de Ciclismo de Campos Gerais) venceu na infantojuvenil masculino e Wender Morais (Clube São José dos Campos) na Junior masculino. A prova Keirin acontece com os atletas iniciando a disputa atrás de uma motocicleta que mantem a velocidade controlada nas primeiras cinco voltas. Nas últimas três voltas os ciclistas pedalam livres para disputar a chegada final.

Terceiro dia
Nesta sexta-feira (2 de setembro), na scratch, prova onde todos os ciclistas largam juntos e encaram um circuito bastante técnico e veloz, as meninas deram um show. Na final da categoria juvenil Amanda Kunkel e Bruna Lenartowicz do Clube Maringaense de Ciclismo foram ovacionadas pela torcida local que vibrou muito com a dobradinha nas duas primeiras colocações. Marcella Pereira (Memorial/Santos/Fupes) completou o pódio.

Melhores momentos
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=XjWPr7ecJro” width=”560″ height=”315″]

 

Julia Constantino (Clube de Ciclismo Araponguense) mais uma vez foi a campeã da categoria infanto-juvenil, com Vitória Batista (Clube Maringaense de Ciclismo) ficando com a prata e a chará Vitória de Sá (Prefeitura Municipal de Rolândia) com o bronze. Na Junior Nicolle Borges (Ciclo Clube Rome) brilhou novamente e faturou a medalha de ouro. A jovem, que já integrou a seleção brasileira de base também levou duas medalhas na Estrada (uma prata e um bronze), foi seguida por Carolina do Nascimento (Clube Maringaense de Ciclismo), em segundo, e Lígia Venturini (Bike Point/FME Criciúma), em terceiro.

Ainda na scratch, mas entre os meninos, o campeão da prova de perseguição individual, Brehon Schineider Júnior (Clube Ciclístico Araponguense) também conquistou seu segundo ouro na categoria Infanto-Juvenil. Na Juvenil, Pedro Henrique Milani e Arthur Rosendo do Clube Maringaense de Ciclismo garantiram mais um ouro e uma prata para os donos da casa. Na Júnior o título ficou com Rafael Augusto Braga (Memorial/Santos/Fupes).

Outra disputa que impressionou bastante pelo ótimo nível técnico foi a prova de velocidade individual. Brehon Junior estava inspirado e colocou mais uma medalha de ouro na coleção. Pela categoria Juvenil, Vinícius da Cruz (Associação Ciclística Desportiva) foi o vencedor, enquanto Wender de Morais (Clube de Ciclismo de São José dos Campos) cruzou em primeiro lugar na categoria Junior. Na disputa feminina da prova de velocidade individual na categoria Juvenil feminino, Marcella Pereira (Memorial/Santos) garantiu a medalha de ouro, seguida pela atleta Bruna Adati (Clube Maringaense de Ciclismo) e por Juliana Machado (ABEC Rio Claro).

O que também colocou o fôlego dos meninos em prova, foram as disputas do Keirin. Após a saída da “pace bike” (moto) da pista, a garotada pedalou forte na busca por uma medalha. Esbanjando talento e sendo destaque em todas as fases classificatórias, Brehon Júnior (Clube Ciclistico Araponguense) venceu com personalidade na categoria infanto-juvenil. Vinicius Gussolli (SMEL Foz do Iguaçu) venceu na juvenil e Igor Molina (Clube São José dos Campos) na Junior.

Com muita agilidade e um sprint rápido, Julia Constantino (Clube Araponguense de Ciclismo), foi a mais rápida da categoria infanto-juvenil. Marcella Pereira conquistou o ouro na juvenil e Carolina Barbosa (Clube Maringaense de Ciclismo) venceu na junior.

Considerada a prova mais complexa do programa de pista, a Omnium realmente testou toda versatilidade e resistência dos talentos em potencial. A prova pode ser equiparada ao heptatlo do atletismo, mas contemplando seis corridas. Pela segunda vez no dia, o ouro foi para Rafael Augusto Braga (Memorial/Santos/Fupes). O jovem, que também foi quarto colocado na prova de resistência e bronze no contrarrelógio, apresentou mais uma vez um desempenho notável, mas dessa vez conseguiu manter a regularidade e venceu com muita garra a disputa na categoria Júnior. Vinícius Gussolli (SMEL Foz do Iguaçu) levou o título na categoria juvenil.

Na prova por pontos, os jovens também mostraram muita habilidade e estratégia, principalmente Julia Constantino e Amanda Kunkel, que conquistaram o segundo título no dia após ganharem na categoria infanto juvenil e juvenil, respectivamente. Na Junior, Carolina do Nascimento (Clube Maringaense de Ciclismo) foi a primeira colocada.

Entre os homens, Brehon Junior (Clube Ciclístico Araponguense) conquistou o primeiro lugar na categoria Infantojuvenil, enquanto Wellington Timoteo (Clube Ciclístico Araponguense) venceu na juvenil e Kelvin Batista terminou com o bronze.