Gideoni, Chaman e dois novos estrangeiros na Funvic de 2017

HomeCompetiçõesFunvic Pro Continental

Gideoni, Chaman e dois novos estrangeiros na Funvic de 2017

Equipe Pro Continental terá Lauro Chaman, duas medalhas nas Paralimpíadas, e Gideoni Monteiro, único brasileiro no ciclismo de pista, o português Daniel Silva e o espanhol Jordi Simon

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A temporada 2017 da equipe Funvic Soul Cycles Carrefour vai contar com dois brasileiros “olímpicos” e dois reforços internacionais. O time do ano que vem ainda não está totalmente definido, mas o manager Benedito Tadeu Azevedo Junior, o Kid, criador da equipe, confirmou ao Bikemagazine que o ciclista Lauro Chaman, bronze no contrarrelógio e prata na estrada nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e Gideoni Monteiro, o único brasileiro a conquistar vaga no ciclismo de pista nos Jogos Rio 2016, quando terminou a Omnium em 13º lugar, vão vestir o uniforme da Funvic em 2017. Ambos estavam na Memorial-Santos.

A equipe também contratou o português Daniel Silva, que troca a equipe portuguesa Radio Popular-Boavista pelo time brasileiro, e o espanhol Jordi Simon, que integrava a equipe Verva Active-Jet. “Conheci o Daniel Silva na Volta da Guatemala de 2012 e ficamos em contato. Nesta temporada ele foi o 3º colocado da classificação geral da Volta a Portugal, que disputamos, e mostrou que queria ir para uma equipe Pro Continental. Apareceu a oportunidade e fechamos o contrato”, conta Kid.

A Funvic, que em 2016 disputou sua primeira temporada na categoria Pro Continental, considerada a segunda divisão do ciclismo mundial, atrás apenas do World Tour, ainda aguarda o anúncio final da UCI (União Ciclística Internacional) sobre a renovação de sua licença. Mas, segundo o manager, a demora na divulgação deve-se apenas a questões burocráticas. “Há um novo auditor e muitas equipes tiveram que mandar novas documentações para análise. Estamos aguardando, assim como todas as outras equipes”, destaca.

Caio Godoy estará na Funvic em 2017 Foto: Luis Claudio Antunes

Caio Godoy estará na Funvic em 2017 Foto: Luis Claudio Antunes

Enquanto isso, a equipe planeja seu calendário e suas contratações. Entre as novidades já confirmadas está a chegada de Caio Godoy, campeão brasileiro de ciclismo de estrada e de contrarrelógio na categoria Sub 23 e um dos ciclistas mais promissores na nova safra, que retorna ao Brasil após projeto de intercâmbio na sede da UCI, na Suíça, por três temporadas, de 2014 a 2016. Quem também segue na equipe, segundo Kid, é o colombiano Ramiro Rincon Dias, que nesta temporada faturou o título de campeão de montanha da Volta a Portugal. “Ainda não fechamos a equipe toda mas a expectativa é reunir 18 ciclistas em 2017”, afirma.

Kid faz questão de destacar que os “olímpicos” Lauro Chaman e Gideoni Monteiro irão receber todo o apoio e estrutura para continuar seus treinos e preparações para as disputas em que representam a seleção brasileira no calendário. “Mas eles também terão lugar nas competições e, assim, não vão ficar parados”, garante.

Depois que a equipe masculina estiver definida. Kid adianta que pretende reforçar a equipe feminina. “Nossa expectativa é chegar a um time de cinco meninas e criar uma equipe feminina continental brasileira.” Mas isso é uma outra história.

LEIA MAIS
Reportagens sobre a equipe Funvic Pro Continental no Bikemagazine