Tour de Taihu Lake: aos 19 anos, novato da Funvic é vice na Sub 23

HomeCompetiçõesFunvic Pro Continental

Tour de Taihu Lake: aos 19 anos, novato da Funvic é vice na Sub 23

O catarinense Gabriel Machado da Silva, novidade da equipe brasileira Pro Continental, é o segundo colocado entre os mais jovens na competição na China

O catarinense Gabriel Machado da Silva no pódio do Tour de Taihu Lake, na China

O catarinense Gabriel Machado da Silva no pódio do Tour de Taihu Lake, na China

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Aos 19 anos, o catarinense Gabriel Machado da Silva, novidade da equipe Funvic Soul Cycles Carrefour nesta temporada, conquistou um importante resultado internacional. O novato foi o vice-campeão Sub 23 da sétima edição do Tour de Taihu Lake, na China, que terminou neste 12 de novembro. O brasileiro encerrou a competição a 32 segundos de Lucas de Rossi, da equipe Delko Marseille Provence, o primeiro colocado.

O técnico da Funvic, Benedito Tadeu Júnior, o Kid, destaca que a contratação do catarinense faz parte do projeto Brasil Pro Cycling. “Estamos em busca de jovens promessas do nosso esporte e já temos mais dois nomes em vista”, contou, em entrevista ao Bikemagazine.

Gabriel Machado da Silva começou no ciclismo em 2014, na equipe Aprocicli, de Chapecó. Em 2015, foi campeão geral Júnior da Volta Ciclística a Brusque, com a vitória na crono, na etapa de estrada e na etapa de circuito. No mesmo ano, faturou o título do Brasileiro Júnior de Pista, na Prova por Pontos. No início de 2016, transferiu-se para a equipe DataRo e disputou a Volta do Rio Grande do Sul, a Volta Ciclística de Goiás e a Volta Ciclística de Santa Catarina, na qual terminou em 3º lugar na geral.

“Conheci o Gabriel na Volta de Goiás e fiquei de olho. Quando abrimos o estágio, o convidamos para vir a Pindamonhangaba (no interior de São Paulo, sede da equipe) para que a gente pudesse o conhecer como atleta e como pessoa. Vimos a dedicação e a qualidade e apareceu a oportunidade dele disputar sua primeira prova internacional. Mereceu”, completa Kid.

Para conquistar o vice-campeonato, o brasileiro destacou-se na montanha, quando assumiu a segunda colocação, que manteve até o final. Na classificação geral terminou em 16º, atrás de Alex Diniz, o 15º e o melhor colocado da equipe na disputa. O franco-colombiano Leonardo Duque (Delko Marseille Provence) foi o campeão geral. Entre as 22 equipes na prova, a Funvic terminou na 5ª colocação.

LEIA MAIS
Reportagens sobre a equipe Funvic Pro Continental no Bikemagazine