Rubinho Valeriano em 2017: nova equipe, Brasil Ride e homenagem

HomeMountain bike

Rubinho Valeriano em 2017: nova equipe, Brasil Ride e homenagem

O mineiro Rubens Valeriano, brasileiro com três Jogos Olímpicos no currículo, conta ao Bikemagazine seus planos para a próxima temporada

Rubinho Valeriano nos Jogos Rio 2016

Rubinho Valeriano nos Jogos Rio 2016

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O mineiro Rubens Donizete Valeriano, o “Rubinho”, faz questão de manter o mistério, mas garante que já tem nova equipe para as duas próximas temporadas. Em entrevista ao Bikemagazine, o atleta que começou nas trilhas do MTB na pequena São Pedro da União disputou, neste ano, seu terceiro Jogos Olímpicos (Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016), e encerra a temporada mais animado do que nunca. “Já estou com nova equipe, mas ainda não posso anunciar”, diz.

Na agenda de 2017 uma prova inédita em seu currículo será um de seus grandes desafios: o mineiro pretende disputar a ultramaratona Brasil Ride. “Em 2017 vou continuar competindo nas principais provas do Brasil e em algumas na América do Sul e também em duas etapas da Copa do Mundo para tentar voltar ao primeiro lugar do ranking brasileiro e também melhorar a minha posição no ranking internacional”, conta. “E em 2017 vou correr pela primeira vez a Brasil Ride”, confirma.

Na sua programação estão as etapas da Copa Internacional de MTB, a Taça Brasil, a Copa Lippe, no Chile, e o Pan-Americano, entre outras.

Sobre a participação nos Jogos Rio 2016, Rubinho só tem boas lembranças. “Nunca corri em uma prova internacional com tanta torcida, com tanto amantes do meu esporte, pois ali estavam muitas pessoas que já praticam o mountain bike, os que já competem e também aqueles que andam nos finais de semana”, recorda o atleta, que encerrou na 30ª colocação após enfrentar uma série de problemas durante a corrida, na qual chegou a ser atingido na boca pela sapatilha de um biker que caiu na sua frente.

Para o mineiro, a prova olímpica no Rio de janeiro ajudou a divulgar o MTB. “Acho que alguns saíram dali e foram comprar uma bike, eu vi que muitos saíram animados e felizes com o que assistiram e com certeza o nosso esporte ficou mais reconhecido. É sempre bom ter evento neste nível para elevar o nosso esporte”, completa.

Specialized lança quadro em homenagem a Rubinho

Specialized lança quadro em homenagem a Rubinho

Rubinho e Specialized anunciaram em dezembro o fim do contrato com uma homenagem, o lançamento de um quadro com seu nome baseado no modelo hardtail Specialized que ele mais pedalou durante seus dois anos na equipe. “Eu amei a homenagem que fizeram para mim, no dia fiquei até sem palavras, como é bom receber uma homenagem assim, deixa a gente muito feliz com o nosso trabalho”, comemora.