Livro Bikenomics fala do impacto do uso da bicicleta na economia

HomeVitrine

Livro Bikenomics fala do impacto do uso da bicicleta na economia

Cicloativista norte-americana analisa os benefícios socioeconômicos da bike para as cidades

Autora pedala desde 1998

Elly Blue adotou a bicicleta como veículo de transporte em 1998

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O livro Bikenomics, lançado em setembro pela Babilonia Cultura Editorial, mostra o impacto do uso da bicicleta na economia. A autora é a cicloativista norte-americana Elly Blue, de Portland, no estado do Oregon, que começou a usar a bicicleta em 1998 por motivos financeiros e adotou a bike como modo estilo de vida.

No livro de 224 páginas, a autora, antropóloga por formação, descreve como o uso da bicicleta ocupa lugar de destaque em sua vida. Da criação de grupos de pedal a rolés culturais pela cidade e até transporte de mudanças feita com bicicleta com a ajuda de seus amigos.

Como o nome inspirado no bestseller Freaknomics (2007), Bikenomics trata o uso da bicicleta sob o ponto de vista social, mas principalmente econômico. A obra é completa em dados (sim muitos, muitos dados, números e estatísticas) sobre como a bicicleta influencia a vida nas cidades e pode salvar a economia de um País.

Livro foi lançado em setembro de 2016 no Brasil e conta com colaboração de dois brasileiros

Versão brasileira conta com comentários de dois especialistas brasileiros

A partir de sua própria experiência, a autora revela números da economia  que se faz ao trocar o carro pela bike. Não apenas em itens como seguro, estacionamento, depreciação, combustível, mas também a economia em gastos com saúde. Numa visão mais macroeconômica, questiona gastos orçamentários gigantescos dos governos em infraestrutura viária e outras despesas que só interessam à cultura e à indústria automobilística.

Há estudos em diversas cidades norte-americanas e Elly não se limita apenas à mobilidade urbana, mas na sua visão de antropóloga observa também o impacto que a vida sobre duas rodas pode trazer à vida social, cultural, esportiva e intelectual de quem pedala.

O livro, que começou com um blog e uma zine nos EUA, ganhou conteúdo exclusivo para os leitores do Brasil e comentários do consultor de mobilidade urbana Daniel Guth (Ciclocidade) e apresentação do diretor da Transporte Ativo Zé Lobo, que inserem um pouco da realidade brasileira no livro.

“Espero que alguém se inspire no livro para escrever o Bikenomics brasileiro, com informações sobre o custo das vias, da estruturação dos impostos e uma pesquisa profunda sobre o investimento do país em transporte e quem é beneficiado nesse cenário”, diz a autora.

SOBRE A AUTORA
Elly Blue (1978, Connecticut, Estados Unidos) é editora, formada em antropologia no Reed College em
Portland, Oregon, e usa a bicicleta como meio de transporte desde 1998. Já escreveu sobre suas experiências para veículos como The Guardian, Bicycling Magazine online e BikePortland. Participa do Dinner & Bikes, programa do qual é cofundadora.

É diretora de marketing e sócia da editora Microcosm, que publica não ficção feminista sobre bicicletas. Esteve no Brasil para o Fórum Mundial da Bicicleta em 2014. Vive em Portland, cidade-ícone do ciclismo norte-americano, com seu companheiro, um cachorro, um gato e bicicletas. Ela nunca teve um carro na vida.

VÍDEOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=7qb0X8shL74″ width=”560″ height=”315″]

SERVIÇO
Bikenomics
Autora Elly Blue
Tradução de Luciana Spedine, Maysa Blay Roizman e Tatiana Carvalho
13,5 x 20,5 cm, 224 páginas
ISBN 9788566317138
Preço sugerido de R$ 29,90

Salvar

Salvar