Copa Internacional de MTB prepara abertura da temporada em Araxá

HomeCompetições

Copa Internacional de MTB prepara abertura da temporada em Araxá

Avancini e Rubens Valeriano estão confirmados na disputa pelo já tradicional circuito no Grande Hotel

Avancini contou com a torcida para recuperar posições Foto: Dani Prandi

Avancini  e apoio da torcida em 2016 Foto: Dani Prandi/Bikemagazine

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Copa Internacional de MTB (CIMTB Levorin) começa a temporada entre 3 a 5 de março em Araxá, na já tradicicional etapa de abertura nas belhas trilhas do Grande Hotel. O campeão brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing), Letícia Cândido (TSW Racing Team) e Sofia Subtil (Bike Team Audax/FSA) estão entre as presenças confirmadas.

Avancini é tricampeão da CIMTB e conta que seus objetivos para 2017 estão diferentes. “Primeiro eu busquei uma equipe que me oferecesse condições de competir algumas provas que tenho desejo com o máximo de empenho. No Brasil, pretendo competir dando mais importância às provas, e não usá-las somente como preparação, principalmente a CIMTB. Farei uma mistura maior de estilos entre XCO, XCM e provas por etapas. Será um ano divertido”, disse.

Para conseguir atingir metas e completar a agenda, Avancini afirma que o planejamento é muito importante. “Um grande resultado não acontece por acaso, é um reflexo de um longo trabalho. Provas por etapa, como a CIMTB, pedem mais “carcaça” do atleta. É muito diferente de andar bem só um dia. Gosto muito dessas competições, pois ensinam o atleta a ter mais autoconhecimento. Conquistar um bom resultado é difícil, mas ter boas sequencias ou uma boa temporada com consistência de grandes resultados é muito mais”, afirmou.

Outro gigante do MTB brasileiro que já está aquecendo é Rubens Valeriano. Ele lembrou que 2016 foi um ano atípico, mas conseguiu atingir o objetivo. “Este ano estou de equipe nova, a Sense Factory Racing, e o meu grande objetivo é ser campeão da CIMTB e também ficar no top 3 no Brasileiro de XCO. Também vou para o Panamericano de MTB, que vai ser na Colômbia, e fazer um ótimo resultado lá”, disse.

Feminino
A campeã da etapa de Araxá de 2016, Raiza Goulão, em entrevista à assessoria de imprensa da CIMTB Levorin, disse que após seis anos participando da competição e agora morando na Espanha, ela não viajará ao Brasil para realizar a prova. “Este ano, infelizmente não estarei presente em Araxá, será a primeira vez em 6 anos praticamente. Como estou vivendo na Espanha decidi, juntamente com minha equipe fazer provas aqui”, informou.

Apesar disso, Raiza continua sendo a brasileira mais bem colocada no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), em 15º lugar e tem entre os objetivos levar o título de campeã Pan-americana em 2017. “Será um ano para melhorar minha performance e buscar resultados expressivos no cenário internacional. Buscarei o título de campeã Pan-americana, e quero estar entre as Top 15 na Copa do Mundo, Mundial e defender o título de campeã brasileira”, afirmou.

Por outro lado, outros nomes representarão bem o mountain bike feminino, como Sofia Subtil. A atleta ficou em 4º lugar geral no campeonato e quer subir alguns degraus no pódio. “Para 2017 espero melhorar minha performance em algumas provas, conquistar algum campeonato e participar de provas que sempre quis. Araxá é uma prova bem especial e particular, então eu e meu treinador estamos montando uma boa estratégia para obter o melhor resultado possível, pois lá, além dos treinos, exige um bom planejamento”, disse.

Letícia Cândido também surpreendeu em 2017 e foi campeã na prova de XCO em Congonhas. Ela conta que 2017 será um ano base para o sonho da vaga Olímpica em 2020. “Minha principal meta é melhorar o máximo possível a minha colocação no ranking UCI. Neste ano a CIMTB será usada como uma prova teste rumo o Panamericano de MTB. O objetivo é andar forte, estou com um pouco mais de um ano que venho com uma nova metodologia de treino acompanhada pelo meu coach Wanderson Xavier e meu treinador Maurício Fontenelle”, afirmou.

Etapa Araxá
As inscrições para a primeira etapa da CIMTB Levorin estão abertas. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de março em Araxá e irá oferecer também a Copa Sense Bike e a Night Run. Este ano a novidade é que a categoria Júnior também soma pontos para o ranking da UCI. Leia mais aqui e confira o regulamento completo.