Competição neste final de semana abre o calendário do MTB; confira a programação

Avancini retorna às competições em Campo Largo (PR)
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Estância Águas da Serra, em Campo Largo (PR), recebe neste final de semana a abertura da Taça Brasil de XCO, primeira competição do calendário nacional de MTB valendo pontos no ranking mundial. O campeão brasileiro Henrique Avancini (Cannondale) está confirmado, em seu primeiro “teste” após o período de recuperação do estiramento que sofreu durante a disputa da prova do MTB nos Jogos Rio-2016.
“Estou me sentindo bem, tenho feito acompanhamento com fisioterapia. Será o primeiro teste”, contou Avancini, que, em março, vai disputar pela segunda vez a ultramaratona Cape Epic, na África do Sul. Leia aqui

Rubens Valeriano estreia na equipe Sense
Entre os atletas do Shimano Sports Team estão confirmados Ricardo Pscheidt (Trek Brasil), Rubinho Valeriano e Guilherme Muller (ambos Sense Bike Factory Racing), Sherman Trezza e Wolfgang Soares (ambos Caloi Elite Team) e Daniel Grossi (Groove/Shimano), todos fortes candidatos. Completam a equipe Luiz Renato Borges, Karen Olímpio e Kennedi Lago (Oggi/Shimano), Jefferson Batista e João Pedro Firmeza (AVA Project) e Mario Couto (Sense Bike Factory Racing).
Para o catarinense Ricardo Pscheidt, o foco está em buscar um lugar no pódio, além de testar o físico e poder avaliar como os principais rivais estão preparados. “A Taça Brasil tornou-se a competição que abre oficialmente o calendário do XCO nacional. Sempre temos uma expectativa em relação a essa corrida, em torno do próprio desempenho e também dos demais atletas. Creio que, como já vinha acontecendo no último ano, novos atletas comecem a se destacar e a figurarem no pódio da elite. Para mim é uma competição com um gosto especial, já que é uma das poucas provas UCI disputadas próxima à minha região”, diz.

O mineiro Daniel Grossi, que se recupera de uma queda em janeiro
O mesmo vale para o mineiro Daniel Grossi, que além de analisar os adversários, pretende buscar o ritmo de prova, uma vez que não compete desde outubro de 2016. “Durante minha preparação em janeiro tive uma queda e acabei levando pontos no joelho. Isso acabou atrapalhando minha preparação para temporada, porque fiquei 10 dias sem treinar. Com isso, apertei nos treinos e corri atrás do tempo perdido nas últimas semanas, dando maior importância para as demais provas que vamos ter durante o ano de 2017”, conta Grossi.
A competição
A Taça Brasil de MTB XCO, classificada como classe 2 pela União Ciclística Internacional (UCI), será disputada nos dias 11 e 12 de fevereiro em Campo Largo (PR) . Os atletas serão divididos em 16 categorias oficiais. O percurso é de 5 quilômetros, na Estância Águas da Serra.
Após a abertura do torneio em Campo Largo (PR), a competição passará também por Goiânia (GO), Maringá (PR) e Rio de Janeiro (RJ), encerrando a competição no formato XCP (Ponto a Ponto).
Mais informações aqui
PROGRAMAÇÃO
Sábado (11)
Das 10h às 17h – Treinos Livres e Confirmação de Inscrição
Das 19h às 20h – Congresso Técnico
Domingo (12)
08h – 1ª LARGADA
Master 50-54 / Master 55-59 / Juvenil / Infanto-Juvenil / Junior e Juvenil Feminino / Veteranos / Estreantes Masc. / Estreantes Fem.
09h30 – 2ª LARGADA
Elite Masculino/Sub 23 e Elite Feminino/Sub23
11h15 – 3ª LARGADA –
Junior Masculino / Sub 30 / Master 30-34 / Master 35-39 / Master 40-44 / Master 45-49