Aprenda a fazer o ajuste do sag em sua suspensão e amortecedor

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Aprenda a fazer o ajuste do sag em sua suspensão e amortecedor

Veja passo a passo e siga a recomendação de usar um sag de 10% a 30% no máximo

A regulagem é simples pode ser feita em casa em poucos minutos

A regulagem é simples pode ser feita em casa em poucos minutos

Do Bikemagazine
Texto e fotos de Marcos Adami

Ajustar o sag é fundamental para o perfeito funcionamento da suspensão dianteira e do amortecedor traseiro em qualquer mountain bike. O sag é aquela distância que a suspensão afunda quando sentamos na bike na posição de pedalar. Normalmente a distância é expressa em valores percentuais. Assim, um garfo com 100mm de curso, se ele abaixar 20mm, significa que o SAG é de 20%.

“Eu recomendo usar um sag de 10% a 30% no máximo. Mais que isto a suspensão vai ficar muito macia”, afirma Ulisses Dupas, especialista em suspensões e amortecedores e responsável pela oficina Conexão Brasil.

Exemplo de sag muito pequeno. Deve-se retirar pressão até a medida desejada

Exemplo de sag muito pequeno: deve-se retirar pressão até a medida desejada

Sag muito grande: deve-se calibrar de 10 em 10 libras até chegar a um percentual ideal

Sag muito grande: deve-se calibrar de 10 em 10 libras até chegar a um percentual ideal

Este ajuste depende bastante do estilo de pedalada de cada um e também do terreno. Um sag menor – digamos 10-15% – significa uma suspensão mais firme e apropriada para subidas e provas de cross country em terrenos técnicos. Já um sag de 30% significa um funcionamento mais macio e próprio para quem gosta de descer com velocidade. Um sag intermediário – 15-20% – é perfeito para quem pedala em estradões, sem dificuldades técnicas.

No amortecedor traseiro, o sag pode ficar entre 20 a 30% da medida da haste.

“Jamais use a bike com sag zero. Além da suspensão ficar dura demais, força as partes internas da suspensão “, ensina Dupas.

PREPARAÇÃO

Foto meramente ilustrativa: o biker deve estar totalmente equipado e com a roupa de pedalar para um ajuste preciso

Foto meramente ilustrativa: o biker deve estar totalmente equipado e com a roupa de pedalar para um ajuste preciso

O ajuste é muito simples e rápido e exige apenas uma bomba para calibrar suspensão e uma régua ou paquímetro.

Para uma regulagem precisa, será necessário também a ajuda de alguém para segurar o ciclista na posição de pedalada. O biker deve estar vestido e equipado com tudo o que leva na pedalada, ou seja: caramanholas abastecidas, capacete, luvas, sapatilha, ferramentas, bolsa de selim, mochila de hidratação com todo ferramental e suprimentos (bomba, câmara reserva e demais ferramentas).

Além disso, os pneus devem estar calibrados e o ciclista deve manter as mãos fora dos freios, pois o acionamento deles interfere no funcionamento da suspensão e também nos links, no caso das bikes full suspension. A regulagem do sag é aplicável a todas as suspensões que tenham regulagem de pré-carga. As suspensões mais simples não oferecem esta possibilidade.

Para facilitar a leitura da distância do afundamento, algumas suspensões trazem marcações com o percentual do curso gravados na canela.

A referência para tirar a medida será com aquele anel oring que fica na haste do amortecedor traseira e numa das canelas da suspensão dianteira. Na ausência dele, pode-se improvisar usando uma fita do tipo zip-tie. A medida pode ser conferida com uma régua ou paquímetro.

Nas bikes full suspension, o procedimento abaixo pode ser feito em ambas suspensões ao mesmo tempo.

PASSO A PASSO

Depois de afundar a suspensão, basta encostar o anel oring e medir a distância deslocada

Depois de afundar a suspensão, basta encostar o anel oring e medir a distância deslocada

1 – Abra a regulagem da suspensão e/ou do amortecedor traseiro, deixando funcionar livremente.
2 – Calibre a suspensão dianteira (e o amortecedor traseiro se houver) com 100 libras PSI.
3 – Peça ajuda a um amigo para segurar a bike pelo guidão. Totalmente equipado, sente no selim.
4 – Em pé sobre os pedais, na posição de ataque, force o corpo para baixo e faça a suspensão (ou suspensões, no caso das full suspension) afundar.
5 – Peça a seu amigo para encostar o anel oring no retentor
6 – Desmonte da bike com cuidado para não alterar a leitura. Se necessário coloque um banquinho ao lado da bike para facilitar
7 – O próximo passo é medir a distância que a suspensão afundou e avalie o percentual que a suspensão afundou. Se a suspensão afundou pouco, significa que você deve retirar pressão. Faça isto murchando de 10 em 10 libras PSI usando o botão para esta finalidade localizado na bomba. Ou, se a suspensão afundou mais que o desejado, calibre de 10 em 10 libras PSI até atingir o sag desejado. Repita os passos de 3 a 7 se necessário e quantas vezes forem necessárias até chegar ao valor desejado. O sag do amortecedor traseiro deve ser de 20 a 30% do curso da haste.

Nas bikes full suspension o procedimento pode ser feito em ambas suspensões

Nas bikes full suspension o procedimento pode ser feito em ambas suspensões

AUTOSAG
Algumas bikes full suspension da Specialized são equipadas com amortecedor traseiro Fox com a tecnologia Autosag. Em teoria, bastaria o ciclista colocar determinada pressão, sentar sobre a bike e apertar um botão (válvula no amortecedor) para que o sag se ajustasse automaticamente.

Entretanto, a própria Specialized divulgou em seu site uma correção do ajuste de Autosag para vários modelos de bikes com este sistema. Considere os valores corrigidos no site e não os do manual da bicicleta.

Se o ajuste de Autosag não der certo, apenas siga as instruções normais do autosag para amortecedores, sempre lembrando de deixar a válvula do Brain aberta na hora do ajuste.

Veja outras reportagens sobre suspensão nos links:
https://www.bikemagazine.com.br/2012/04/ulisses-dupas-comanda-a-conexao-brasil/ https://www.bikemagazine.com.br/2015/04/revisao-das-50-horas-aumenta-vida-util-da-suspensao/
https://www.bikemagazine.com.br/2012/12/aprenda-a-regulagem-ideal-para-a-suspensao-e-amortecedor-traseiro/

SERVIÇO
Conexão Brasil Oficina conceito
www.conexaodupas.com.br
Rua Vasco Fernandes Coutinho, 449
Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Campinas – SP – CEP 13076-261
(19) 3291-1284
[email protected]Salvar