Aos 17 anos, paulista Ruan Guillen integra equipe em Portugal

HomeCompetiçõesÚltimo KM

Aos 17 anos, paulista Ruan Guillen integra equipe em Portugal

Confira entrevista com o jovem escalador que ganhou a recomendação de Cassio Paiva, conquistou estágio em equipe portuguesa e se prepara para disputar provas na Europa na categoria Junior

Ruan Guillen no Campeonato Brasileiro de 2014

Ruan Guillen no Campeonato Brasileiro de 2014

Do Bikemagazine
Fotos: arquivo pessoal

Aos 17 anos, Ruan Guillen chegou, no início de abril, a Portugal, para atuar como estagiário da equipe Sport Ciclismo São João de Ver. “Sempre pensei em competir na Europa e me profissionalizar em uma equipe europeia”, conta o jovem ciclista em entrevista ao Bikemagazine.

Guillen, que é da pequena cidade de Luiz Antônio, a cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto, no interior paulista, é escalador e ganhou a recomendação de Cássio Paiva, que competiu dez temporadas na Europa e traz no currículo nada menos que o título de campeão da Volta a Portugal (1992), além de bicampeão da Volta do Algarve, e ainda tricampeão da Volta a Santa Catarina, além de três participações na Volta a Espanha etc.

Neste primeiro momento, o novato brasileiro ficará na equipe até agosto. “Irei competir na categoria Júnior”, conta Guillen.

No Paulista de Montanha de 2013

No Paulista de Montanha de 2013

“A ideia de Portugal teve início com um grande amigo meu, Alessandro Giannini. Foi ele que me apresentou ao Cássio, que como sabemos fez história aqui em Portugal e possui vários contatos com equipes portuguesas. O Cássio me apresentou ao senhor Joaquim Andrade, depois conheci o presidente da equipe Sport Ciclismo São João de Ver, Fernando Vasco, fui aceito e muito bem recebido”, continua.

O brasileiro está há menos de uma semana morando na sede da equipe, em São João de Ver, uma freguesia de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, no Norte de Portugal, e se prepara para as primeiras corridas. “Irei disputar provas e ir bem é um dos meus principais objetivos.”

Em 2013, na Volta de Roraima

Em 2013, na Volta de Roraima

Na temporada anterior, Ruan integrava a equipe Brucicle, de Brusque (SC), quando venceu a 6ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, disputada em Guaíra. No ano anterior, foi o vencedor do Desafio da Serra do Rio do Rastro em sua categoria.

Ruan lembra que sua primeira competição foi em um campeonato organizado por Giannini, a Copa São Paulo de Ciclismo, em 2011. “O Alessandro Giannini, juntamente com o Weder Teixeira, ambos organizadores da Copa São Paulo, sempre me apoiaram no esporte, além do meu pai (Adriano Gullen), que sempre esteve ao meu lado”, destaca.