Pinarello revela Dogma equipada com amortecedor eletrônico para pavés

HomeTecnologia

Pinarello revela Dogma equipada com amortecedor eletrônico para pavés

Nova tecnologia foi testada em um modelo Dogma K8-2 pelo ciclista Ian Stannard em Clássica belga

Pinarello

A bike de Ian Stannard para a Paris-Roubaix

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Pinarello apresentou uma suspensão eletrônica desenvolvida para as Clássicas nos pavés. Esta é a segunda vez que a empresa italiana lança um modelo de estrada com amortecedor.

Em 2014, o modelo Dogma K8-S, desenvolvido em parceria com a Jaguar, trazia um amortecedor de elastômero com curso de 10mm que equipou alguns ciclistas da equipe Sky no Tour de Flanders daquele ano (Veja reportagem). O modelo integra a linha de bikes de estrada da marca.

Pinarello

O pequeno amortecedor traseiro só funciona em trechos com piso irregulares

O novo sistema de amortecimento eDSS 2.0 foi criado em parceria com a empresa HiRide e só entra em ação quando necessário e evita o desperdício de energia gerada pelo ciclista. O amortecedor hidráulico traz em seu interior seis eixos giroscópios e acelerômetros que detectam as mudanças no pavimento e comandam o seu funcionamento.

Em superfícies duras e lisas, como asfalto, a parte hidráulica  permanece travada para garantir a rigidez e eficiência na pedalada. Em pisos irregulares, o amortecedor entra em ação em questão de milésimos de segundo e garante suavidade ao ciclista.

Pinarello

Seis eixos giroscópicos e um acelerômetro comandam o funcionamento do amortecedor

O eDSS 2.0 foi testado em um modelo Dogma K8-S pelo ciclista Ian Stannard (Sky) na clássica belga Scheldeprijs (veja sobre a competição aqui).

A nova tecnologia ainda não tem data para ser comercializada ao público, mas espera-se que seja em breve.