Funvic e Bardiani vão cumprir suspensão no auge da temporada

HomeCiclismo nacionalFunvic Pro Continental

Funvic e Bardiani vão cumprir suspensão no auge da temporada

As duas equipes Pro Continental foram penalizadas pela UCI por doping; time brasileiro ficará de fora das provas internacionais de 15 de julho a 19 de agosto

Ciclistas da Funvic durante treino na Espanha Foto: Luis Claudio Antunes/Divulgação

Ciclistas da Funvic durante treinamento Foto: Luis Claudio Antunes/Divulgação

Do Bikemagazine
Foto de arquivo

Duas equipes Pro Continental vão cumprir suspensão no auge da temporada World Tour, a brasileira Funvic e a italiana Bardiani CSF, ambas por causa de doping. Com a suspensão imposta pela UCI, a Funvic estará suspensa das provas internacionais de 15 de julho a 19 de agosto, e ficará de fora de corridas como a Clássica de Ordízia (25 de julho), na Espanha, e a Volta a Portugal (de 4 a 15 de agosto), duas competições que a equipe disputou no ano passado, por exemplo.

A UCI confirmou a suspensão da Funvic por 35 dias no final de maio, em conformidade com o artigo 7.12.3. A pena refere-se a violação das regras anti-doping após irregularidades nos exames dos ciclistas Alex Diniz e Otávio Bulgarelli. Vale destacar que são dois casos diferentes. Diniz foi pego por apresentar resultado adverso no passaporte biológico e Bulgarelli pela tentativa de manipulação de amostra – coletada em 10 de março de 2016.

Em 2009, Alex Diniz já havia sido suspenso depois de testar positivo por eritropoetina. O atleta competia na Funvic desde 2013 e deixou a equipe nesta temporada.  Já Bulgarelli entrou na equipe em 2014 e conquistou diversos títulos, como o Campeonato Brasileiro e o Tour de Santa Catarina. No início desta temporada anunciou sua retirada do pelotão e passou a atuar como auxiliar técnico da equipe.

No ano passado, em sua primeira temporada na categoria Profissional Continental, a Funvic cumpriu 55 dias de suspensão depois que três de seus atletas foram flagrados no doping. Em 2017, a equipe se renovou, manteve a licença e já disputou duas provas internacionais, a Volta da Catalunha, na Espanha, e a Volta do Uruguai, quando Magno Nazaret, integrante da equipe, conquistou o título de campeão pela segunda vez na carreira.

Procurado pela reportagem do Bikemagazine, o manager da equipe, Benedito Tadeu Junior, o Kid, preferiu não comentar. Ele adiantou que a agenda da Funvic para os próximos meses está sendo definida e logo será divulgada.

Caso Bardiani
Na largada do Giro D’Itália, em maio passado, a italiana Bardiani CSF, uma das equipes convidadas, teve que começar a disputa sem dois ciclistas, Nicola Ruffoni e Stefano Pirazzi, pegos em exames anti-doping feitos fora de competição em abril. A equipe recebeu autorização especial para continuar no Giro. As amostras B confirmaram o resultado e os ciclistas foram demitidos.

Nesta terça-feira (13 de junho), a UCI confirmou a pena para a equipe, que vai cumprir suspensão de 30 dias, de 14 de junho a 14 de julho. A equipe italiana vai perder o Tour da Áustria, mas retornará a tempo para competir o Trofeo Matteoti em 16 de julho e o Tour de Utah em 31 de julho.

LEIA MAIS
Reportagens sobre a equipe Funvic no Bikemagazine

Calendário da temporada