Mundial de Maratona: Henrique Avancini está na disputa

HomeCompetiçõesMountain bike

Mundial de Maratona: Henrique Avancini está na disputa

Competição no sul da Alemanha será neste domingo, com 188 atletas na Elite; português Tiago Ferreira vai defender o título

Avancini na vitória da Maratona Internacional Estrada Real de MTB em abril Foto: Fabio Piva

Avancini na vitória da Maratona Internacional Estrada Real de MTB em abril Foto: Fabio Piva

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A UCI divulgou nesta terça-feira (20 de junho) a lista dos ciclistas inscritos para o Mundial de Maratona, que será disputado neste domingo (25 de junho) em Singen, no sul da Alemanha. O único brasileiro na prova da Elite, que terá 188 atletas, é Henrique Avancini (Cannondale).

Lista dos inscritos aqui

O atual campeão, o português Tiago Ferreira, vai defender o título e terá pela frente fortes adversários, a começar pelo tcheco Jaroslav Kulhavy, campeão de 2014, além do holandês Mathieu Van der Poel, campeão mundial de ciclocross e um dos nomes fortes do pelotão do MTB.

Companheiro de equipe de Avancini, o alemão Manuel Fumic, com o qual fez dupla na ultratamaratona Cape Epic, causou surpresa ao confirmar que estará na prova, que não é uma de suas especialidades. Para a imprensa alemã, o atleta afirmou que seu objetivo será apoiar Avancini. “Achamos que ele tem chances de medalha e eu vou tentar ajudar”, disse.

No domingo (19 de junho), Avancini somou pontos importantes no ranking UCI na Suíça, após conquistar a terceira colocação na prova Argovia Vittoria-Fischer Bike Cup (Classe C1), disputada na cidade de Losford. A vitória foi do australiano Daniel Mcconnel, que completou a prova em 1h24min21. O suíço Nicola Rohrbach fez 1h25min30 e ficou com a prata, enquanto o brasileiro fechou o pódio, com o mesmo tempo do segundo colocado.

“Como é bom competir na Europa. Foi uma corrida muito nervosa, vários ataques o tempo inteiro, mas a disputa foi muito boa. No final cruzei em terceiro, perdendo o segundo lugar no sprint, por poucos centímetros. As sensações durante a prova foram ótimas, agora é só seguir evoluindo”, relatou Avancini.

No feminino, com 77 participantes, duas brasileiras que já foram campeãs nacionais aparecem entre as inscritas para o Mundial: Tânia Clair Pickler, campeã em 2014, e Viviane Favery, campeã em 2015.

Veja mais no site oficial