Novo Shimano Ultegra ficou mais leve e ganhou freios a disco

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Novo Shimano Ultegra ficou mais leve e ganhou freios a disco

Novo grupo tem versão mecânica (R8000) e eletrônica Di2 (R8070) e freios a disco hidráulicos

Ultegra R8050 com freio a disco (Divulgação

Ultegra R8050 com freio a disco

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Shimano revelou no dia 7 de junho a nova linha Ultegra. O novo grupo tem versão mecânica (R8000) e eletrônica Di2 (R8070) e freios a disco hidráulicos, além de um novo cassete com 34 dentes. O novo Ultegra foi totalmente redesenhado, ficou mais leve e lembra muito o visual da linha Dura-Ace. A cor é cinza, mas mais escuro que a linha anterior Ultegra 6800 e 6870.

Nomenclatura
R8000: Trocas mecânicas de marcha / freios tradicionais
R8020: Trocas mecânicas de marcha / freios a disco hidráulicos
R8050: Trocas eletrônicas de marcha Di2 / freios tradicionais
R8070: Trocas eletrônicas de marcha Di2 / freios a disco hidráulicos

A pinça de freios é do tipo Flat-Mount e conta com pastilhas com a tecnologia Ice-Tech para melhor arrefecimento. Os rotores usam a mesma construção em sanduíche com três partes, com um disco de alumínio entre os rotores de frenagem feitos de inox, com aletas para otimizar a refrigeração. As ferraduras de freios de duplo pivô ganharam novo desenho mais delicado e suportam pneus de até 28mm de largura.

Os trocadores, tanto mecânicos quantos os Di2, foram redesenhados e ganharam nova ergonomia e o trocador esquerdo ganhou mais amplitude de ajuste. Os trocadores TT (triathlon e crono) trazem a tecnologia Syncronized Shifting e há ainda opções de botões extras para escalada (climbing) e sprinters. Os trocadores eletrônicos Di2 ST-R8050 trazem um botão multifuncional na cabeça de cada manete que pode ser configurado para interagir com dispositivos de GPS, luzes ou também para comandar as trocas de marcha.

O pedivela de quatro braços ganhou um desenho mais moderno e ficou mais leve 2 gramas e mais rígido. Os braços são Hollowtech II e a coroa maior traz a tecnologia Hollowglide. As coroas são oferecidas no tamanho tradicional 53×39, semicompacta 52×36, compact 30×34 e também uma versão 46×36 para ciclocross. Ao contrário da linha Dura-Ace, ainda não há previsão de lançamento para o medidor de potência para o grupo Ultegra.

O novo câmbio traseiro eletrônico RD-R8050 ganhou o desenho Shadow e ficou bastante compacto para um componente Di2 e em nada lembra os primórdios dos câmbios traseiros Di2. O câmbio será comercializado em duas versões: SS (Short Cage) para cassetes entre 11×25 e 11×30 e também a versão GS (Long Cage) que suporta o novo cassete CS-HG800 de 34 dentes, já usado em mountain bikes. O cassete de 11 velocidades (CS-R8000) vem em seis tamanhos ‘standard”: 11×25, 11×28, 11×30, 11×32, 12×25, 14×28 e 11×34.

Compoentes do Ultegra R8000

Componentes do Ultegra R8000

As mudanças de marcha podem ser configuradas para trabalharem totalmente ou semi sincronizado. O ciclista pode usar – por exemplo – somente o trocador do lado direito para trocar as marchas e o sistema troca automaticamente de coroa quando for necessário. Com ajuda de um app é possível configurar as trocas de inúmeras formas, de acordo com a preferência do ciclista.

O grupo conta também com novas rodas. O modelo WH-RS700 C30 tem aro de carbono e é tubeless, para freios tradicionais. A versão WH-RS770 é para freios a disco, com eixo passante. Os cubos ficaram mais leves 60 gramas e os aros têm nova laminação de carbono que garantiu 80 gramas a menos comparado com o grupo 6800.

PESO DOS COMPONENTES DO GRUPO MECÂNICO COM FREIO CONVENCIONAL:
Pedivela FC-R8000 (coroas 50×34, braços 172.5mm): 685 gramas
Trocadores ST-R8000: 419 gramas o par
Câmbio traseiro RD-R8000 SS: 198 gramas
Câmbio dianteiro FD-R8000: 89 gramas
Freios BR-R8000: 183g dianteiro / 180g traseiro
Cassete CS-R8000 11×28: 246 gramas
Corrente: 264 gramas
Movimento central: 76 gramas

O grupo mecânico Shimano Ultegra R8000 deve chegar à Europa a partir de junho e a versão eletrônica Di2 com freios a disco a partir de junho. O preço ainda é segredo.