Ciclistas no trânsito: como andar de bicicleta nas ruas e com segurança

HomeTreino

Ciclistas no trânsito: como andar de bicicleta nas ruas e com segurança

Pedalar no trânsito exige cuidados; veja dicas de manutenção da bike e as principais regras de trânsito para ciclistas

Antes de sair nas ruas é importante checar os itens de segurança da bicicleta

Antes de sair nas ruas é importante checar os itens de segurança da bicicleta

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Pixabay CC0 Public Domain

Você pode ser um ciclista experiente ou novato – seja qual for seu histórico com a bike, andar de bicicleta nas ruas de qualquer cidade, invariavelmente, apresenta riscos que todos ciclistas devem estar preparados para enfrentar.

Abaixo você encontra as dicas para pedalar com segurança e conforto, desde o que checar na hora de fazer a manutenção da sua bike e também as principais regras de trânsito para ciclistas até dicas de como tirar mancha de graxa de corrente. Confira:

Manutenção: essencial para se andar de bicicleta no trânsito
A primeira coisa a fazer é se certificar que sua bicicleta e componentes estão em boas condições. Faça uma limpeza geral, teste os freios, verifique a pressão dos pneus, faça a regulagem das marchas, veja se algum parafuso está solto e passe óleo na corrente.

Seja detalhista e não se preocupe com a sujeira, pois limpar graxa não é tão difícil quanto dizem. Se precisar, leia mais sobre como tirar mancha de graxa na roupa. Sua segurança ao andar de bicicleta na rua é mais importante.

Verifique ainda que você possui os itens básicos e essenciais de segurança como um capacete apropriado, refletores para sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais), campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo.

No trânsito urbano
Se você ainda não possui muita experiência pedalando em ruas movimentadas, não custa nada escolher um trajeto um pouco mais calmo, como uma rota com ruas menores e menos trânsito. Pense também no horário que você deseja sair de casa, já que o tráfego é normalmente mais complicado em horários de pico.

Mais do que dicas, alguns cuidados também são leis. Por isso, sempre cumpra as regras de trânsito para ciclistas e siga estas recomendações:

•    Dê prioridade aos pedestres.
•    Desmonte da bicicleta ao andar na calçada.
•    Pedale sempre no mesmo sentido de circulação da via. Ou seja, evite a contramão.
•    Obedeça às placas de trânsito e luzes do semáforo.
•    Sinalize antes de virar à esquerda ou à direita e indique passagem ou peça para o motorista esperar.

As dicas e regras acima são orientações básicas de segurança para quando você pedalar pela cidade. Lembre-se também que o código de trânsito traz diversas informações com direitos e deveres de ciclistas. Vale a pena ler.

Atenção e respeito no trânsito facilitam um trajeto seguro
Muitos acidentes ocorrem simplesmente por falta de atenção, mesmo que as regras estejam sendo cumpridas. Tente sempre antecipar o que motoristas ou outros ciclistas farão, e tome cuidado também com carros parados e portas se abrindo.

Ao andar de bicicleta na rua, lembre-se:
1.    Má educação no trânsito gera mais problemas que soluções.
2.    Não ande muito próximo ao meio fio – você tem direito à pista.
3.    Cultive cortesia também entre os demais ciclistas na ciclovia.

Agora você conhece os itens básicos para rodar em segurança pela cidade, dicas de como andar de bicicleta na rua e até mesmo como tirar manchas de graxa, se precisar. Então… pé no pedal e olho no trânsito!