Kittel é o 1º a vencer etapa do Tour de France com freios a disco

HomeCompetiçõesTour de France

Kittel é o 1º a vencer etapa do Tour de France com freios a disco

Alemão entra para a história ao vencer 2ª etapa com o equipamento, ainda polêmico no World Tour

Kittel e sua bike com freios a disco

Kittel e sua bike com freios a disco

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/ASO

A vitória de Marcel Kittel (QuickStep-Floors) neste domingo (2 de julho) na 2ª etapa do Tour de France já entrou para a história, pois o ciclista alemão foi o primeiro a vencer uma etapa da prova com uma bike equipada com freios a disco. Depois da vitória, Kittel beijou a bicicleta Specialized S-Works Venge ViAS Disc para os fotógrafos.

Bicicleta do alemão Marcel Kittel antes da largada

Bicicleta do alemão Marcel Kittel antes da largada

Antes da largada, sua bike já havia chamado atenção nas redes sociais. O editor do site VeloNews, Dan Cavallari, postou inclusive uma foto (veja acima).

No início da temporada, Kittel havia se envolvido em uma polêmica por causa do componente. O britânico Owain Doull (Sky) afirmou que os freios a disco da bike de Kittel machucaram seu pé e cortaram sua sapatilha no Abu Dhabi Tour, em um incidente que aumentou a polêmica em torno do uso dos freios a disco no World Tour.

Nesta temporada, os freios a disco voltaram após a mudança da regra da UCI, que liberou o componente desde a Volta de San Juan, na Argentina, com Tom Boonen (QuickStep-Floors) usando os freios, em janeiro. Em fevereiro, o mesmo Kittel tornou-se bicampeão do Tour de Dubai também com freios a disco.

Os freios a disco estrearam uma fase de teste no ciclismo Pro no Eneco Tour de 2015, mas, um ano depois, foram proibidos após a Comissão de Equipamentos da UCI confirmar que o espanhol Francisco Ventoso teve cortes profundos logo abaixo do joelho direito após se envolver numa queda na Parix-Roubaix. Depois de os rumores se espalharem de que o ferimento do ciclista foi causado por um rotor de freio, o próprio Ventoso divulgou uma carta aberta onde afirmava que os rotores são “facas gigantes”.

LEIA TAMBÉM
Tour de France: Kittel vence sprint da 2ª etapa; Froome cai

Ciclista da Sky diz que foi atingido por freios a disco de Kittel