Volta de Guarulhos: participação da Funvic está indefinida

HomeFunvic Pro Continental

Volta de Guarulhos: participação da Funvic está indefinida

CBC estende suspensão aplicada pela UCI para provas nacionais, mas equipe entra com liminar para poder participar da competição, que começa quinta-feira

Roberto Pinheiro comemora a vitória em Guarulhos no ano passado Foto: Ivan Storti

Roberto Pinheiro comemora a vitória em Guarulhos no ano passado Foto: Ivan Storti

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A segunda edição da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos começa nesta quinta-feira (20 de julho) e a participação da equipe Funvic, o único time brasileiro que integra a categoria Profissional Continental, segue indefinida. É que a equipe começou a cumprir a suspensão de 35 dias determinada pela UCI (União Ciclística Internacional), que a proíbe de disputar provas internacionais de 15 de julho a 19 de agosto.

O atual campeão da prova é Roberto Pinheiro, ciclista da Funvic, que está pronto para defender o título. Leia aqui

Com a suspensão, a Funvic ficou de fora do pelotão internacional no auge da temporada e não estará em corridas como a Clássica de Ordízia (25 de julho), na Espanha, e a Volta a Portugal (de 4 a 15 de agosto), duas competições que disputou no ano passado, por exemplo.

A princípio, a equipe estava vetada somente nas provas internacionais mas, a partir de um pedido da Comissão dos Atletas, em carta assinada pelo presidente Carlos Roberto Martinelli, a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) decidiu “reconhecer a punição” também no calendário nacional.

A Funvic entrou com uma liminar para poder participar da prova. Procurada pela reportagem do Bikemagazine, a equipe informou que ainda aguarda a resposta.

A RESOLUÇÃO
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), através da Resolução de Diretoria Nº 002/2017, informa que reconhece a punição aplicada pela União Ciclística Internacional (UCI) para a equipe UCI Profissional Continental – Team Soul Brasil Pro Cycling e manterá sentença análoga referente as competições do calendário nacional (CBC) pelo mesmo período de 35 dias a partir de 15 de julho de 2017 a 19 de agosto de 2017. Veja o documento oficial aqui

ENTENDA O CASO
A UCI confirmou a suspensão da Funvic por 35 dias no final de maio, em conformidade com o artigo 7.12.3. A pena refere-se a violação das regras anti-doping após irregularidades nos exames dos ciclistas Alex Diniz e Otávio Bulgarelli. Vale destacar que são dois casos diferentes. Diniz foi pego por apresentar resultado adverso no passaporte biológico e Bulgarelli pela tentativa de manipulação de amostra – coletada em 10 de março de 2016.

Bulgarelli foi à justiça para esclarecer o caso e acabou inocentado da acusação pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Leia mais aqui

No ano passado, em sua primeira temporada na categoria Profissional Continental, a Funvic cumpriu 55 dias de suspensão depois que três de seus atletas foram flagrados no doping. Em 2017, a equipe se renovou, manteve a licença e já disputou duas provas internacionais, a Volta da Catalunha, na Espanha, e a Volta do Uruguai, quando Magno Nazaret, integrante da equipe, conquistou o título de campeão pela segunda vez na carreira.

LEIA MAIS
Reportagens sobre a equipe Funvic no Bikemagazine

Pelotão na disputa da primeira edição da Volta de Guarulhos

Pelotão na disputa da primeira edição da Volta de Guarulhos, em 2016

VOLTA DE GUARULHOS
A Volta Ciclística Internacional de Guarulhos anunciou 14 equipes nacionais e duas estrangeiras com times de até oito atletas. A competição é organizada pela ADF (Associação Desportiva Facex) por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e com apoio da Prefeitura de Guarulhos. José Claudio dos Santos, o Facex, ex-ciclista profissional e presidente da ADF, comanda a organização.

A corrida começa no dia 20 de julho (quinta-feira) e termina domingo, dia 23 de julho. No total serão 566 quilômetros divididos em quatro etapas. A prova vai passar por outros seis municípios da região conhecida como Alto Tietê, mas todas as largadas serão no Bosque Maia.

Em Guarulhos, a corrida percorrerá pelas principais vias da cidade como Avenida Paulo Faccini, Anel Viário, Marginal do Rio Barquirivu e Rodovia Presidente Dutra. Também passará pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Mogi-Dutra.

ETAPAS
Dia 20 – 1ª etapa – Guarulhos / São José / São José / Guarulhos – 165km
Dia 21 – 2ª etapa – Guarulhos / Mairiporã – 90km
Dia 22 – 3ª etapa – Guarulhos / Nazaré Paulista / Igaratá / Santa Isabel / Guarulhos – 158.3km
Dia 23 – 4ª etapa – Guarulhos / Arujá / Arujá / São Paulo / Guarulhos – 150.1km

Mais informações no site http://voltaciclisticadeguarulhos.com