Dia das Crianças: vídeo mostra como ensinar uma criança a pedalar

HomeVídeo

Dia das Crianças: vídeo mostra como ensinar uma criança a pedalar

De maneira natural a criança ganha confiança até que em determinando momento domina o equilíbrio

Cena do vídeo da Trek que mostra passo a passo para ensinar criança a pedalar

Do Bikemagazine
Foto:reprodução

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro e a bicicleta talvez (ainda) seja o brinquedo mais desejado por elas. Aprender a pedalar, mais que uma diversão, é uma questão de mobilidade e civismo. Quanto antes aprender, melhor.

Não há uma cidade mínima exata para aprender. Muitas crianças com menos de 3 anos já são capazes de pedalar sozinhas. Outras podem tomar um pouco mais de tempo. Mas uma coisa é certa: o dia em que se aprende a pedalar sozinho é um dos mais momentos mais felizes da vida de qualquer pessoa.

A Trek preparou um vídeo que serve de guia para os pais que desejam ensinar os filhos nas primeiras pedaladas.

Passo 1 – Prepare a bicicleta
Remova as rodinhas laterais. Remova também os pedais, assim a criança pode focar apenas no equilíbrio. Abaixe a altura do selim se necessário. Um selim mais baixo dá mais confiança.

Passo 2 – Ande
Com o selim mais baixo e sem os pedais a criança está pronta para sentar sobre o selim e impulsionar a bike com as próprias pernas. A ideia é ir ganhando equilíbrio e controle.

O lugar do aprendizado é importante. Se a bicicleta for do tipo de freio contrapedal (sem os manetes de freio no guidão) o terreno deve ser absolutamente plano. Amplos gramados, parques ou grandes áreas sem pavimento são perfeitas e não machucam nas eventuais quedas que fazem parte do aprendizado.

Quanto mais rápido a criança impulsionar a bicicleta, mais fácil será o equilíbrio. Quando o equilíbrio evoluir e a criança parecer confortável sobre a bicicleta é hora de recolocar os pedais.

Passo 3 – Hora de pedalar
Com os pedais devidamente instalados é hora da criança pedalar de verdade. Isto demanda tempo e paciência. Esteja pronto (a) para pequenos tombos. Empurre a criança de leve e encoraje-a a pedalar enquanto você a empurra. Quanto mais rápido, mais fácil o equilíbrio.

De maneira natural a criança vai ganhando confiança até que em determinando momento ela domina o equilíbrio e os movimentos necessários para mantê-lo.

VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=An4kjNqbwfE&feature=youtu.be” width=”560″ height=”315″]