Etapa em Ouro Preto é novidade na CIMTB de 2018

HomeCompetiçõesMountain bike

Etapa em Ouro Preto é novidade na CIMTB de 2018

Araxá, Ouro Preto, São Paulo e Congonhas recebem as etapas da Copa Internacional de MTB

Avancini na etapa da CMTB em Araxá, no início da temporada 2017 Foto: Thiago Lemos

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Na agenda de 2018, além das já tradicionais quatro etapas, a Copa Internacional Levorin de Mountain (CIMTB Levorin) terá a final da Copa do Mundo Eliminator da União Ciclística Internacional (UCI), que será realizada pela primeira vez na América Latina. A CIMTB começa em Araxá, segue para Ouro Preto, depois São Paulo, novamente na Brasil Cycle Fair, e encerra em Congonhas.

A etapa de Araxá será entre os dias 13 e 15 de abril. O evento, que é tradicional na cidade e é realizado pelo 15º consecutivo, é uma das quatro provas Stage Race Hors Class no mundo. Serão três dias de competição por estágio para a SuperElite e os atletas somam até 160 pontos no ranking mundial, de acordo com a colocação de cada um. Para as demais categorias a disputa é no formato Cross Country Olímpico (XCO), no sábado e domingo.

A segunda etapa traz como novidade a cidade histórica de Ouro Preto, de 8 a 10 de junho. O evento estreia na cidade e terá Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, Short Track (XCC) Classe 3 e uma etapa da UCI Junior Series. A prova será na Universidade Federal de Ouro Preto, que promete oferecer uma pista técnica, dura e divertida.

Pelo segundo ano seguido a CIMTB e a Brasil Cycle Fair renovam a parceria e a disputa será entre os dias 24 e 26 de agosto, com provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1 e Short Track (XCC) Classe 3.

E uma das etapas mais tradicionais da prova fecha a temporada com provas UCI Marathon Series e Classe 3 no ranking mundial: Congonhas recebe a disputa entre os dias 2 e 4 de novembro. A competição terá novidades no trajeto e ainda a estreia da categoria Ultra, uma disputa com mais de 100 km com dois dias provas e que terá como vencedor aquele que fizer o trajeto em menos tempo.

Além das etapas, há ainda a Copa do Mundo de XCE UCI (UCI MTB Eliminator World Cup). Esta será a primeira vez que o evento será realizado na América Latina. Em 2017, a Copa do Mundo de Eliminator teve etapas na Itália, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Nova Zelândia e Líbano. No Brasil, o evento será entre os dias 12 e 14 de outubro, em local ainda a ser definido.

Programe-se para 2018
1 – Araxá – 13 e 15 de abril
2 – Ouro Preto – 8 a 10 de junho
3 – Brasil Cycle Fair, São Paulo – 24 e 26 de agosto
4 – Congonhas – 2 e 4 de novembro