Volta da Turquia: Funvic terá os campeões Lauro Chaman e Betinho

HomeCompetiçõesFunvic Pro Continental

Volta da Turquia: Funvic terá os campeões Lauro Chaman e Betinho

Novo campeão mundial de paraciclismo Lauro Chaman, e novo campeão brasileiro Roberto Silva estão confirmados no time, que terá Murilo Affonso, Pedro Nicácio, Flávio Santos, o espanhol Jordi Simón e os jovens Raphael Pires e Lincoln Silva

Roberto Silva e Lauro Chaman estarão na Volta da Turquia

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Atualização: dias após o anúncio a equipe anunciou que Chaman está doente e será substituído por um novato. Leia aqui

A Funvic vai disputar pelo segundo ano seguida a Volta da Turquia, que será de 10 a 15 de outubro. Para a competição o time selecionado inclui o novo campeão mundial de paraciclismo de estrada Lauro Chaman, medalhista olímpico dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e o novo campeão brasileiro de estrada, Roberto Silva, o “Betinho”.

Os campeões terão ao seu lado Murilo Affonso, Pedro Nicácio, Flávio Santos, o espanhol Jordi Simón e os jovens Raphael Pires e Lincoln Silva, este último, aos 20 anos, em sua primeira chance dentro da equipe para uma prova internacional.

“Estamos dando chance para mais um dos jovens da equipe de participar de uma prova internacional. Sabemos que é uma prova dura, que faz parte do World Tour, mas o Lincoln vem mostrando que está bem e merece esta chance”, destaca o diretor da Funvic, Benedito Tadeu Júnior, o Kid, que irá comandar a equipe na Turquia junto com o técnico Francisco Manzo.

A equipe tem boas lembranças da edição de 2016: Francisco Chamorro ficou com o 3º lugar na última etapa, em uma disputa apertada com Jakub Maerczko, da Southeast e Sacha Modolo, da Lampre, primeiro e segundo colocados, respectivamente. Mas nesta edição Chamorro não estará na prova, pois continua na China para a disputa do Tour de Taihu Lake, de 10 e 17 de outubro.

“Sabemos das dificuldades da competição, mas nosso foco é participar e mostrar um pouco do ciclismo brasileiro nas principais provas do mundo, sempre dando chance aos ciclistas mais jovens, integrantes do projeto Brasil Pro Cycling, mas se tivermos alguma oportunidade, estaremos prontos para buscar um lugar no pódio, assim como fizemos em 2016”, completa Kid.

A disputa de 2017
A Volta da Turquia terá quatro times World Tour (Astana, Bora-Hansgrohe, Trek-Segafredo e UAE Emirates), oito equipes Pro Continental, incluindo a brasileira Funvic, e a seleção nacional da Turquia.

A competição, que mudou do tradicional mês de abril para outubro nesta temporada, terá, além da brasileira Funvic, as equipes Pro Continental Androni Sidermec Bottecchia, Bardiani CSF, Caja Rural, CCC Sprandi Polkowice, Gazprom Rusvelo, WB Veranclassic Aquality Protect e Wilier Triestina Selle Italia – esta última, a equipe do brasileiro Rafael Andriato, que confirmou ao Bikemagazine que não estará na prova, pois vai para o Tour de Taihu Lake.

A competição terá um total de 1.027 km e começa em Alanya com uma etapa rápida à beira-mar até Kemer, com 176,7 km de percurso. A 2ª etapa, a mais longa da edição 2017, terá 206 km, de Kumluca a Fethiye. O 3º dia terá 128,6 km, de Fethiye a Marmaris. A 4ª etapa, tradicionalmente a etapa rainha, será de 205,3 km, de Marmaris a Selçuk, com chegada ao alto. O 5º dia percorre 166km, de Selçuk a Izmir. A competição termina em Istambul, com 143,7 km de percurso pela cidade.

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Volta da Turquia no Bikemagazine