Volta da Turquia: Flávio Santos começa disputa em 7º na geral

HomeCompetiçõesVolta da Turquia

Volta da Turquia: Flávio Santos começa disputa em 7º na geral

"Baiano", como é conhecido, se manteve na fuga na 1ª etapa, garantiu pontos nas metas e ocupa o 7º lugar na classificação geral, a 8 segundos do líder Sam Bennett

Flávio Santos na etapa de abertura da Volta da Turquia Foto: Brian Hodes/VeloImages

Do Bikemagazine/ Da Turquia
Fotos de divulgação

Flávio Santos, o “Baiano”, empolgou na etapa de abertura da Volta da Turquia, nesta terça-feira (10 de outubro), que percorreu 176,7 km, de Alanya a Kemer, com o Mar Mediterrâneo como cenário. A dois dias de completar 37 anos, o ciclista foi um dos destaques da etapa ao se manter na fuga e garantir pontos importantes.

“A tática era justamente essa, disputar as metas”, conta ao Bikemagazine, que está acompanhado a corrida na Turquia. Após a etapa, o brasileiro está em 7º na classificação geral, a 8 segundos.

Flávio Santos na grupo escapado Foto: Brian Hodes/VeloImages

“Com 2 km de prova já saiu uma fuga e eu fui”, relata o ciclista, que disputa a Volta da Tuquia pela primeira vez. “Foi difícil porque todos que estavam comigo eram parecidos, embaladores, estávamos no mesmo ritmo”, completa. Após a largada, em Alanya, além do brasileiro, escaparam Onur Balkan e Batuhan Ozgur, da seleção turca, o italiano Alex Turrin (Wilier Triestina) e, depois, mais dois italianos da Bardiani CSF, Vincenzo Albanese e Simone Sterbini.

Flávio Santos manteve-se com o grupo até o final, quando resolveu tentar escapar, mas o pelotão buscou e a etapa terminou em sprint, com a vitória do irlandês Sam Bennett (Bora-Hansgrohe). Leia mais aqui

Como bom embalador que é, Baiano se juntou ao colega Murilo Affonso para levar Roberto Pinheiro para o sprint. Mas uma queda acabou com os planos e os três foram para o chão, assim como vários outros ciclistas que se preparavam para a chegada. Nenhum dos três se feriu gravemente, mas uma pancada no joelho preocupava Flávio Santos durante a conversa com a reportagem.

Há dez anos na equipe Funvic, Flávio Santos é baiano de Eunápolis, mora em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, onde fica o QG da equipe, e cursa Educação Física. Apesar de tantas pedaladas mundo afora, fala com saudade da terra-natal e sonha com o dia em que irá voltar para a Bahia. Bicampeão brasileiro de estrada e bicampeão baiano de estrada pela cidade de Eunápolis, fala com orgulho da equipe Team Sul Baiano, criado por ele em 2015. “Os meninos estão andando muito.”

Volta da Turquia
A competição, de 10 a 15 de outubro, terá um total de 1.027 km. Nesta quarta-feira (11 de outubro), a  2ª etapa, a mais longa da edição 2017, terá 206 km, de Kumluca a Fethiye. O 3º dia terá 128,6 km, de Fethiye a Marmaris. A 4ª etapa, tradicionalmente a etapa rainha, será de 205,3 km, de Marmaris a Selçuk, com chegada ao alto. O 5º dia percorre 166km, de Selçuk a Izmir. A competição termina em Istambul, com 143,7 km de percurso pela cidade.

AS ETAPAS
10/10/2017 1ª Alanya – Kemer 176,7 km 
11/10/2017 2ª Kumluca – Fethiye 206 km
12/10/2017 3ª Fethiye – Marmaris 128,6 km
13/10/2017 4ª Marmaris – Selçuk 205,3 km 
14/10/2017 5ª Selçuk – Izmir 166 km
15/10/2017 6ª Istambul – Istambul 143,7 km

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Volta da Turquia no Bikemagazine

Site oficial do evento