Lance Armstrong: convite para evento do Tour de Flanders provoca fãs

HomeCompetiçõesCaso Lance Armstrong

Lance Armstrong: convite para evento do Tour de Flanders provoca fãs

Diretor das clássicas quer texano na palestra de abertura da Flanders Business Academy e diz que "precisamos entender nosso passado"; mas muitos repudiam sua presença

Lance Armstrong no comando do podcast

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Foi rápida a reação em torno da notícia de que Lance Armstrong tinha sido convidado para participar de um evento dia 30 de março, dois dias antes do Tour de Flanders de 2018, a convite do organizador da prova. Armstrong costuma dividir os fãs do esporte e a polêmica em torno de sua presença já está instalada. E olhe que o texano nem respondeu se sim ou se não.

Wouter Vanderhaute, que comanda a Flanders Classics, disse que convidou Armstrong para o evento inaugural da Flanders Business Academy porque “precisamos entender nosso passado”. “A Flanders Business Academy pretende convidar um palestrante de primeira linha a cada ano. Pode ser alguém do mundo do ciclismo, pode ser um representante de outro esporte etc. O primeiro que convidamos foi Lance Armstrong e, no que me diz respeito, ele é muito bem-vindo”, completou Vanderhaute.

“Eu acho que é bom continuarmos a homenagear campeões como Laurent Jalabert e Richard Virenque, mas por que não devemos acolher Lance Armstrong e Jan Ullrich de volta à nossa grande família de ciclismo também?”, continua.

O texano, hoje com 46 anos, venceu o Tour de France sete vezes, mas perdeu seus títulos e outros mais após confessar o doping na TV e recebeu a pena de banido para toda a vida do esporte. Aos poucos, porém, tem se reaproximado do ciclismo, com o podcast, principalmente, que fez sucesso no Tour desse ano. 

A situação não é nova para Lance Armstrong, que recuou ou teve convites cancelados nos últimos tempos. Seu popular podcast iria para as provas Colorado Classic nesta temporada mas o organizador, sob pressão, cancelou. Outro compromisso cancelado foi a conferência One Zero, em Dublin, na Irlanda, em 2016.

Três vezes vencedor de Flandres, Johan Museeuw, que agora trabalha nos eventos da Flanders Classics, disse que gostaria de rever o colega. “Lance é um antigo colega e estou ansioso pela sua vinda. Eu serei um dos participantes do evento do dia 30 de março e não vejo nada errado com ele sendo convidado”, afirmou. “Nossa geração estava errada e Lance fez uma confissão, assim como eu fiz.”

“O convite para Armstrong é absolutamente reprovável”, diz Peter Van Eenoo, chefe do laboratório antidoping de Ghent, para a imprensa belga. “Ele foi suspenso para toda a vida e não expressou nenhum tipo de arrependimento pelo que fez no passado. O que significa para ciclistas que foram enganados e roubados por ele e seus associados? Em jogo, não há apenas o passado, mas acima de tudo o futuro do ciclismo”, completou.

LEIA MAIS
Notícias e reportagens sobre Lance Armstrong no Bikemagazine