San Juan: Villalobos, da Costa Rica, vence 2ª etapa e lidera

HomeCompetiçõesVolta de San Juan

San Juan: Villalobos, da Costa Rica, vence 2ª etapa e lidera

Etapa percorreu 149,9 km, com largada e chegada no reservatório Peri Lago Punta Negra

Roman Villalobos na vitória da 2ª etapa da Volta de San Juan

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Ilario Biondi/Roberto Bettini 

O ciclista Roman Villalobos, da Costa Rica, conquistou nesta segunda-feira (22 de janeiro) a 2ª etapa da Volta de San Juan, na Argentina, e a liderança geral. O vencedor, da equipe Canel’s Specialized, estava na fuga junto com o argentino Ricardo Escuela (A.C.A. Virgen De Fátima) e o belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal), que ficaram em 2º e 3º.

“Eu senti que tinha boas pernas e fiz um bom ataque no final. Quando Benoot atacou, eu sabia que poderia alcançá-lo”, contou o campeão após a etapa.

Fernando Gaviria (QuickStep-Floors), que começou a etapa com a camisa de líder, caiu para a 4ª colocação, a 8 segundos. Escuela é o novo vice, a 4 segundos, e Benoot o 3º, a 6 segundos. A etapa percorreu 149,9 km, com largada e chegada no reservatório Peri Lago Punta Negra.

Pelotão na 2ª etapa da Volta de San Juan

O melhor brasileiro foi o gaúcho Atílio Fetter, que completou a etapa na 64ª colocação, a 43 segundos do vencedor, e ocupa a sétima colocação geral na categoria Sub-23. O  líder da Sub-23 é o italiano Filippo Ganna (UAE Team Emirates).

A PROVA

A etapa foi marcada pela fuga de quatro ciclistas, que saíram do pelotão aos 14km da corrida. O quarteto formado por Gerardo Tavani (Municipalidad de Pocito), Roderich Aconegui (Uruguai), Carlos Alzate (United Healthcare) e Ignacio de Jesus Prado (Cenel’s Specilized) logo ganhou terreno e abriu uma vantagem de 2min30s em 6km de corrida.

Aconegui venceu o primeiro prêmio de montanha do dia no Alto de Ullum. A vantagem da fuga chegou a mais de 5 minutos e Tivani venceu a primeira meta volante e o segundo prêmio de montanha; na subida Aconegui perdeu contato com os escapados. Lá atrás, no pelotão, os belgas da QuickStep comandavam a perseguição.

Prado venceu o terceiro prêmio de montanha, Tivani teve um pneu furado e a diferença para o pelotão começou a cair e, faltando 50km para a chegada, a vantagem do trio em fuga era de 2min45s. Alzate venceu a segunda meta volante do dia e 8km adiante Prado conquistou o último prêmio de montanha.

A equipe argentina SEP assumiu a ponta e apertou o ritmo. A fuga foi reduzida para 20 segundos de vantagem e Alzate e Prado foram alcançados a 25km para a chegada. Um novo grupo se formou com Winner Anacona, Jose Rodriguez (SEP de San Juan), Jeovane de Oliveira (Brasil), Marco Arriagada (Municipalidad de Pocito), Ceasar Paredes (Medellin Inter) e Jelle Wallay (Lotto Soudal), mas foram logo neutralizados.

Os últimos quilômetros foram intensos, com ataques da Caja Rural e da Bora-Hansgrohe. “Quando os ataques começaram eu sabia que estava com as pernas boas. Quando vi o ataque de Rafal Majka eu sabia que tinha que atacar. Juntei forças com Escuela e Benoot”, contou o vencedor Villalobos.

Ajudados pelo vento a favor, o trio abriu uma pequena vantagem de 10 segundos e conseguiram manter o passo até a chegada. Villalobos levou a melhor no sprint e garantiu a vitória e a camisa de líder.

Pódio da 2ª etapa

A liderança de montanhas pertence ao mexicano Ignacio Prado (Canel’s Specialized), com 9 pontos. O argentino Gerardo Tivani (Pocito) é o segundo com 7 pontos. A camisa de sprints está com Adrian Richeze (Virgem de Fátima), com 6 pontos. Em segundo está o colombiano Carlos Alzate (United HealthCare) com 5 pontos. Na classificação por equipes, a liderança é da espanhola Caja Rural.

Nesta terça-feira, a 3ª etapa será uma prova de contrarrelógio individual em um percurso bastante plano de 14,4 km em San Juan.

TOP 10 DA ETAPA 2
1 Roman Villalobos (CRc) Canel’s-Specialized 3:25:06
2 Ricardo Escuela (Arg) A.C.A. Virgen De Fatima m.t.
3 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal m.t.
4 Filippo Ganna (Ita) UAE Team Emirates m.t.
5 Oscar Sevilla (Esp) Medellin m.t.
6 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe m.t.
7 Gonzalo Najar (Arg) SEP de San Juan m.t.
8 Alexander Cataford (Can) UnitedHealthcare m.t.
9 Guillaume Boivin (Can) Israel Cycling Academy m.t.
10 Luis Mas (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Roman Villalobos (CRc) Canel’s-Specialized 6:40:19
2 Ricardo Escuela (Arg) A.C.A. Virgen De Fatima 0:00:04
3 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal 0:00:06
4 Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors 0:00:08
5 Manuel Belletti (Ita) Androni Giocattoli 0:00:10
6 Filippo Ganna (Ita) UAE Team Emirates m.t.
7 Miguel Rubiano (Col) Coldeportes – Claro m.t.
8 Luis Mas (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
9 Oscar Sevilla (Esp) Medellin m.t.
10 Jens Keukeleire (Bel) Lotto Soudal m.t.

AS ETAPAS
Etapa 1 – 21 janeiro – San Juan-Pocitos – 149km
Etapa 2 – 22 janeiro – Peri Lago-Punta Negra-Peri Lago – 150km
Etapa 3 – 23 janeiro – San Juan-San Juan – 14,4km Crono
Etapa 4 – 24 janeiro – San José Jachal-Valle Fértil-Vila San Martin – 182,8km
25 janeiro – Descanso
Etapa 5 – 26 janeiro – San Martin-Alto Colorado – 169,5km
Etapa 6 – 27 janeiro – San Juan-Cantoni-Difunta Correa-San Juan-Cantoni – 152,6km
Etapa 7 – 28 janeiro – Circuito em San Juan – 141,3km

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Volta de San Juan no Bikemagazine

MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=OorA9_qg5lM” width=”560″ height=”315″]